Jornal Estado de Minas

SUDOESTE DE MINAS

Por causa do frio, Passos inicia plano de contingência para morador de rua

Com a chegada das frentes frias e previsões meteorológicas para os próximos dias de temperaturas entre 6°C e 10°C, a Prefeitura de Passos iniciou um plano de contingência para minimizar os impactos do frio sobre a população em situação de rua.



LEIA TAMBÉM: Frio pode bater recorde no Brasil e em Minas nesta madrugada; confira

Como parte das ações estão abordagens sociais mais intensas, encaminhando as pessoas para acolhimento, e ainda uma campanha de arrecadação de agasalhos.

Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest) também realiza o “Varal Solidário” em pontos estratégicos da cidade, para ajudar as pessoas com roupas, calçados, cobertores e outros acessórios doados por voluntários, de forma imediata e 24 horas por dia.  

Essa corrente de solidariedade possibilita que quem esteja passando em frente aos pontos possa pendurar as doações e que as pessoas que estão em situação de rua possam pegar.




A ação começou na última segunda-feira (24/07) e vai até 27 de agosto.

“Estamos trabalhando com afinco e juntamente com nossos parceiros na busca de amparar as pessoas em situação de rua com relação aos efeitos negativos das baixas temperaturas”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Carla Pimentel.

Os locais do Varal Solidário são:
  • Praça da Matriz
  • Praça do Rosário
  • Praça São Benedito
  • Terminal Rodoviário
  • CRAS Coimbras
  • CRAS Nossa Senhora Aparecida
  • CRAS Novo Horizonte
  • CRAS Penha
  • CRAS Santa Luzia
  • CREAS
  • UPA (Unidade de Pronto Atendimento)

O público alvo é heterogêneo, que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares fragilizados ou rompidos e a inexistência de moradia convencional.

LEIA TAMBÉM: Frente fria: ventos de até 80km/h atingiram o Sul de MG nesta quinta (29/7)

Os objetivos específicos são acolher em pernoite as pessoas em situação de rua, enquanto as temperaturas baixas persistirem; ofertar alimentação e condições para a higiene pessoal; informar e orientar quanto aos cuidados de enfrentamento a COVID-19; distribuir máscaras; e orientar sobre as condições de higiene.




Em um primeiro momento, a equipe de abordagem social ampliou as ações, conduzindo as pessoas em situação de rua ao Albergue Santo Agostinho e para o Acolhimento Voluntário Dona Oneida.

Caso necessário, a prefeitura ampliará a quantidade de locais, além de disponibilizar uma van para possibilitar o transporte das pessoas até o abrigo.

Há a distribuição de álcool em gel e kits de higiene e ofertas de refeições diurnas, de segunda a sexta-feira, no Centro POP. As refeições noturnas são realizadas no Albergue Santo Agostinho. Nos finais de semana, a voluntária Oneida oferece refeições diurnas.

 

audima