Jornal Estado de Minas

FRIO E ACOLHIMENTO

Uberaba realiza força-tarefa para acolher pessoas em situação de rua

Com a previsão de temperaturas próximas a 0ºC em todo o Triângulo Mineiro nesta madrugada (29/7), a Casa de Passagem para Migrante/Itinerante de Uberaba, que conta atualmente com cerca de 50 vagas, está com atendimento ininterrupto para acolhimento provisório de pessoas em situação de rua.



LEIA TAMBÉM: Veja onde fez mais frio em Minas nesta quarta-feira (28/7)

No local, o usuário tem à disposição atendimentos psicológico e social, refeição, banho, dormitório, cobertor e agasalho.
 
Além disso, membros da Defesa Civil de Uberaba, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal realizam, desde às 19h dessa terça-feira (27/7), força-tarefa com ações de acolhimento emergencial de pessoas em situação de rua, 24 horas por dia. 
 
A ação acontece mediante a previsão de bruscas quedas de temperatura, a partir da madrugada desta quarta-feira, com duração prevista até o final de semana.




“Por conta do frio, foram disponibilizadas mais vagas na Casa de Passagem de Uberaba. O pessoal tem à disposição cama quentinha, banho e comida quentes, com toda estrutura, com assistente social e psicóloga, entre outros profissionais que podem ajudar essas pessoas a sair efetivamente das ruas”, destaca a agente de Defesa Civil, Ana Luísa Bilharinho da Silva, que ressalta ainda que a comunidade uberabense também pode ajudar o pessoal que está nas ruas acionando o serviço pelo WhatsApp (34) 99667-4451.

LEIA TAMBÉM: 
Cidades mineiras amargam prejuízo com geadas e temem onda de frio
 
“A pessoa é encaminhada via abordagem social ou pode se dirigir, espontaneamente, à Casa de Passagem. O endereço é Rua Pássaro Preto, nº 55, Bairro Pontal. Nos dias seguintes, caso aceite, a pessoa é encaminhada para uma das casas de acolhimento cofinanciadas pelo município”.
 
Com a pandemia, a Casa de Passagem está quase sempre lotada. "Se for preciso, usaremos mais espaços na cidade para receber quem estiver em situação de rua", concluiu Ana Luísa.

audima