(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VOLTA ÀS AULAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Sindicato das escolas particulares vai propor reabertura para Grande BH

Sinep-MG já tem reunião com as prefeituras de Contagem e Nova Lima nesta semana


26/04/2021 21:35 - atualizado 26/04/2021 22:25

Após primeiro dia de aula na educação infantil em BH, sindicato vai propor mesmo modelo de reabertura para região metropolitana(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Após primeiro dia de aula na educação infantil em BH, sindicato vai propor mesmo modelo de reabertura para região metropolitana (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG) anunciou nesta segunda-feira (26/4) que está preparando reuniões com as prefeituras da Região Metropolitana de Belo Horizonte, para propor um retorno nas atividades presenciais das escolas, como foi na capital mineira. 
 
Segundo a presidente do Sinep, Zuleica Reis, a retomada das aulas, foi um momento marcante: “Hoje foi um dia muito importante para as escolas particulares de BH. Nosso estado é o único que não abriu nenhuma vez em um ano. Reabrimos as escolas de 0 a 5 anos e 8 meses e os pais estavam muito esperançosos. As instituições estão muito bem preparadas e as crianças felizes. Foi uma retomada que traz chama de esperança”. 
 
Durante os 13 meses fechadas, as escolas particulares tiveram que se adaptar ao regime remoto e, para o Sinep, ficou claro que os colégios não são focos de contaminação: “Sabemos que as escolas não aumentam o índice de transmissão e contaminação, pois já passamos um ano fechados e ele (índice) aumentou e diminuiu de qualquer forma”, diz Zuleica.
 
A adesão dos alunos nas escolas infantis de BH foi alta. De acordo com a presidente do Sinep-MG, a expectativa era que, no máximo, 40% deles participassem da retomada, porém tiveram uma boa surpresa: “Gostaríamos que a adesão dos alunos fosse de 30% a 40%, mas aconteceu entre 60% a 80% de aceitação das famílias para a atividade presencial. Sentimos que elas estão seguras, sabem que a escola não é foco de transmissão”, completa. 
 
Para solicitar a retomada das aulas junto às prefeituras da RMBH, o Sinep-MG está marcando reuniões presenciais ou virtuais e nesta terça-feira (27/04) já vão começar: “Amanhã já temos uma reunião marcada com a Prefeitura de Contagem e estamos com um pré-agendamento em Nova Lima, na quarta-feira. Sentimos que a educação é o serviço que mais vem sofrendo com os fechamentos. Já observamos que em todos os municípios, quando há flexibilização, a escola nem é citada”, disse a presidente do sindicato.
 
“Em Belo Horizonte, a PBH concedeu essa graça da reabertura e nós vamos mostrar que as escolas têm condição de funcionar dentro dos protocolos, sem que haja contaminação. Estamos tentando que outras prefeituras adotem os mesmos critérios e vamos propor justamente uma reabertura para a região metropolitana”, finaliza Zuleica. 
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)