Jornal Estado de Minas

SURTO

COVID-19: 24 novos casos são confirmados no presídio de Pompéu

Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19 (foto: Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19)
Enfrentando seu pior momento desde o início da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), Pompéu, município da Região Centro-Oeste do estado, registrou 45 casos confirmados nessa quarta-feira (17). Segundo dados da prefeitura, foram 24 novos registros da doença em menos de 48 horas, fato que pode ser explicado pelo surto ocorrido no presídio da cidade.



Segundo o prefeito Ozéas da Silva Campos (PRB), foram realizados mais de 150 testes na unidade prisional em menos de uma semana e apareceram 33 ocorrências da doença, sendo 32 detentos e um agente penitenciário.

De acordo com a secretária de Saúde, Fernanda Guimarães Cordeiroo surto de COVID-19 na unidade prisional se deu a partir da transferência de dois detentos do presídio de Bom Despacho, em 12 deste mês, para o presídio de Pompéu. 

“Esses dois detentos tiveram contato com pessoas infectadas e testaram positivo. Por isso, nós (da Secretaria de Saúde) iniciamos uma investigação na localidade. Ela foi concluída nessa terça-feira (16) e apontou para mais 24 casos confirmados”, informou. 



primeira ocorrência de casos de coronavírus em Pompéu ocorreu em 25 de maio e, desde então, foram confirmados 44 casos, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, na tarde dessa quarta-feira (17).

Conforme o informativo, 313 pessoas notificaram a Secretaria de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a doença e 45 delas foram contaminadas.

Os novos casos apontaram para o 24º confirmado em menos de 48  horas e ainda não foram contabilizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no boletim diário, que ainda apresenta apenas 12 manifestações positivas do vírus na cidade.


Flexibilização do comércio

Um mês depois de reabrir o comércio em Pompéu e ver o número de casos de coronavírus aumentar, o prefeito Ozéas da Silva Campos anunciou, em 5 de junho, mudanças no funcionamento dos estabelecimentos.


De acordo com os decretos nº 2.038/20 e 2.039/20, o horário comercial foi reduzido aos sábados e proibido aos domingos e feriados, com exceção das farmácias e postos de combustíveis. 

“Todos os estabelecimentos poderão funcionar, de segunda a sexta-feira, até às 19h. Aos sábados, o horário é restrito até às 15h. No domingo, os estabelecimentos deverão permanecer fechados, com exceção de farmácias e postos de combustíveis”, afirmou o chefe do Executivo municipal em vídeo no site da prefeitura. 

Ainda de acordo com o decreto, outras atividades que haviam sido retomadas no início de abril, mesmo obedecendo às normas de prevenção da Secretaria Municipal de Saúde, terão novas regras.

Academias e centros de ginástica permanecerão fechados. Já bares, lanchonetes e restaurantes poderão funcionar somente com a modalidade delivery ou com a retirada do produto no local. 

 

*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina