Jornal Estado de Minas

Trecho da BR-356 em BH é palco frequente de tragédias; relembre acidentes


acidente envolvendo uma carreta carregada de cerveja na manhã desta quarta-feira (17)da MGC-356  (antiga BR-356), próximo ao Ponteio Lar Shopping, Região Centro-Sul da Capital, está longe de ser um fato isolado na localidade.



Cotidianas, as tragédias colecionadas no trecho que se inicia após a Avenida Senhora do Carmo e vai até o encontro com o Anel Rodoviário são dignas de filme de terror.

No local, que é um dos pontos de acesso à capital mineira, há intensa circulação de veículos de carga, que vêm de outras cidades ou estados carregados de suprimentos diversos. A situação é avaliada por engenheiros de trânsito como perigosa. As vias do trecho em questão, afinal, não seriam adequadas para suportar o tráfego de automóveis de grande porte. Polêmico, o tema rende acalorados debates envolvendo o poder público, especialistas e a população de BH há mais de uma década.

Relembre 4 acidentes que marcaram a MGC-356


Carreta desgovernada arrasta 24 carros

Em dezembro de 2016, o motorista de uma carreta perdeu o controle da direção e bateu em 24 veículos de passeio que circulavam no sentido Rio de Janeiro/Belo Horizonte. Várias pessoas ficaram presas às ferragens e os carros foram jogados para fora da rodovia. O saldo total foi dez feridos. Por sorte, ninguém morreu. 

Resgate dramático

Três pessoas ficaram feridas - uma em estado grave - em batida envolvendo uma carreta carregada de cerveja e um caminhão-baú que transportava vasilhames de um buffet para o Bairro Sion, na Região Centro-Sul da capital. O acidente ocorreu em junho do ano passado na altura do Km 6 da BR-356, pouco antes do BH Shopping, divisa entre Belo Horizonte e Nova Lima, na Região Metropolitana.



As vítimas ficaram prensadas na traseira do veículo de carga. O resgate levou quase duas horas, mobilizando  20 viaturas, três ambulâncias do SAMU, além do helicóptero Arcanjo dos bombeiros. 

Caminhão de piche bate em carro; 3 ficam feridos

Em fevereiro deste ano, um acidente envolvendo um caminhão de piche e três veículos de passeio deixou pelo seis pessoas gravemente feridas na Avenida Presidente Eurico Dutra, na altura do Bairro Belvedere, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar (PM), o caminhão teria perdidos os freios e causado o acidente, que ocorreu na descida em direção ao trevo do Bairro Sion, que leva pra a Rua Haiti ou dá acesso à BR-356. 

Caminhão sem freios arrasta 9 veículos

Em agosto de 2015, um caminhão perdeu os freios e arrastou nove veículos na altura do Bairro  Belvedere, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Uma pessoa pessoa ficou ferida.