(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

4,6 mil envolvidos em simulado de evacuação em Rio Piracicaba

As Defesas Civis Estadual e Municipal, com apoio da Vale, Prefeitura de Rio Piracicaba e demais órgãos prepararam a ação que terá início às 15h. Três barragens podem atingir a região


postado em 29/11/2019 10:09

Um dos locais onde foi instalado o ponto de encontro para a população durante os exercícios de evacuação(foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Piracicaba)
Um dos locais onde foi instalado o ponto de encontro para a população durante os exercícios de evacuação (foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Piracicaba)
Cerca de 4,6 mil pessoas que vivem e trabalham na Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens do Diogo, Monjolo e Porteirinha, da Mina Água Limpa, da Vale, em Rio Piracicaba, na Região Central, serão envolvidas no primeiro simulado de evacuação, neste sábado (30).

As Defesas Civis Estadual e Municipal, com apoio da Vale, Prefeitura de Rio Piracicaba e demais órgãos prepararam a ação que terá início às 15h. A atividade é uma ação preventiva e está prevista no Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM), atendendo à determinação dos órgãos reguladores.

Mais cedo, às 10h, serão realizadas reuniões prévias em cinco pontos distintos do município, onde a população receberá orientações sobre o funcionamento da atividade. Os empregados da empresa que estiverem trabalhando no dia e horário da atividade também vão participar.

Segundo a Vale as estruturas possuem Declaração de Estado de Estabilidade vigente e são monitoradas continuamente. O objetivo do simulado é orientar a população sobre como proceder em caso de emergência de barragem.

A comunidade será alertada sobre o início da atividade por meio de sirenes com mensagem de voz informando sobre a simulação de emergência com as estruturas. A população deverá, então, se dirigir para um dos 45 pontos de encontro que serão montados em áreas seguras, fora das ZAS. Cerca de 1.500 profissionais estarão envolvidos na organização e condução do evento.

A ZAS é a região à jusante da barragem, cuja distância pode ser considerada em cerca de 10km ou o tempo de chegada da onda, no caso de rompimento, for de 30 minutos. Já a Zona de Segurança Secundária (ZSS) é a área posterior à ZAS.

A Vale possui 4 estruturas em Rio Piracicaba cadastradas na Agência Nacional de Mineração (ANM): Diogo, Monjolo, Porteirinha e Elefante. Todas enquadram-se na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). Elas são caracterizadas entre barragens de rejeitos e de sedimentos, construídas de acordo com as normas de projetos de barragem e de engenharia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)