(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONGADO DA IRMANDADE

Os Carolinos faz festa na rua para homenagear Nossa Senhora do Rosário

A programação continua de 14 a 22 de junho, sempre às 19h, quando será realizada a novena


postado em 02/06/2019 10:54 / atualizado em 02/06/2019 13:09

(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

Festa afro-mineira para levantar bandeira, manifestar a fé e saudar Nossa Senhora do Rosário e o Sagrado Coração de Jesus. A Irmandade Os Carolinos, tradicional reinado negro de Belo Horizonte, apresentou, na manhã deste domingo (2), uma programação religiosa que começou às 9h30, na Rua Amiro Rodrigues Campos, 276, no Bairro Aparecida, na Região Noroeste da capital.

O dia começou com o levantamento da Bandeira de Aviso, que significa, segundo os organizadores, “um aviso aos céus e à terra que este local está em festa”. Ao som de tambores, o levantamento contou com a presença do músico e capitão da guarda Maurício Tizumba.

Em junho, há mais reza e celebração. De 14 a 22 de junho, sempre às 19h, será realizada a novena. Já no dia 22, às 19h, será a vez do levantamento das bandeiras festeiras, invocando devoção e promessas, e no dia seguinte (23), será a Festa Grande, das 5h às 22h, quando diversas guardas de congado da Região Metropolitana de Belo Horizonte vão se encontrar ao som dos tambores sagrados. Os festejos são abertos ao público e gratuitos.

O encerramento será dia 24, das 18h às 22h, com a descida dos mastros. A Guarda de Moçambique e Congo Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos foi fundada em 1917, sendo a terceira mais antiga do país em atividade. Há mais de cem anos, os descendentes de Francisco Carolino mantêm a tradição afro-mineira em homenagear “Nossa Senhora do Rosário e os demais santos do panteão congadeiro, os reinos negros e a ancestralidade”. A festa tem o apoio da prefeitura de Belo Horizonte, via Secretaria Muncipal de Cultura. 

Serviço

Irmandade Os Carolinos do Rosário e Sagrado Coração de Jesus
Rua Amiro Rodrigues Campos, 276, Bairro Aparecida, Região Noroeste


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)