(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Temporal provoca alagamentos e derruba árvores em Belo Horizonte

Em poucos minutos de chuva e vento forte, árvores caíram e ruas e avenidas ficaram alagadas em diferentes pontos da capital


postado em 18/10/2018 12:07 / atualizado em 18/10/2018 17:55

Ver galeria . 17 Fotos Alagamento na Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo HorizonteLeandro Couri/EM/DA Press
Alagamento na Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte (foto: Leandro Couri/EM/DA Press )


Os belo-horizontinos foram surpreendidos por um temporal no horário do almoço nesta quinta-feira. A chuva começou pouco antes do meio-dia e atinge principalmente a Região Centro-Sul da capital. A Defesa Civil já havia divulgado alerta para áreas de instabilidade, que ainda estavam a 150 quilômetros de BH no início da manhã, que poderiam provocar pancadas de chuva. Em poucos minutos, vias foram alagadas e árvores caíram, uma delas sobre um carro. Uma pessoa precisou ser retirada pelos bombeiros. 

Também choveu nas regionais Noroeste, Pampulha, Venda Nova e no limite com Contagem, segundo o órgão. Relatos dão conta que ventos fortes levaram telhas e arrancaram tampas de caixas d'água em diferentes bairros da capital. 

No cruzamento da Afonso Pena com a Rua da Bahia, a enxurrada formou pontos de alagamento. A BHTrans também informou que há pontos de alagamento na Avenida Bias Fortes com Avenida Álvares Cabral, na Avenida Francisco Sá. Houve alagamento na Avenida Pedro II perto do Viaduto B, no cruzamento e na Avenida Prudente de Morais com Joaquim Murtinho. 



Na Avenida Francisco Sá, no Bairro Prado, na Região Oeste da capital, uma mulher foi arrastada pela enxurrada ao tentar atravessar a avenida. Veja vídeo:
 

 
O acumulado de chuva chegou perto de alcançar a metade da média histórica em duas regionais de Belo Horizonte, segundo balanço da Defesa Civil divulgado no início desta tarde. A média climamatológica para outubro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de 104,7 milímetros. Na Região Oeste, choveu 51 milímetros entre 11h30 e 12h30 desta quinta. Na Regional Centro-SUl, foram 49 milímetros. Veja a lista completa: 

  • Barreiro 9,8
  • Centro Sul 49,0
  • Leste 23,2
  • Nordeste 6,8
  • Noroeste 30,6
  • Norte s/dados
  • Oeste 51,0
  • Pampulha 36,0
  • Venda Nova 33,2

ÁRVORE CAI SOBRE CARRO Árvores também caíram com poucos minutos de chuva em Belo Horizonte. Em uma das ocorrências mais graves, uma pessoa precisou ser retirada de dentro de um carro atingido por um tronco na Avenida do Contorno, altura do número 2.055 no Bairro Santa Tereza, Região Leste de Belo Horizonte. 

Bombeiros retiraram uma pessoa de dentro de um carro atingido por uma árvore na Avenida do Contorno(foto: Sidney Lopes/EM/DA Press)
Bombeiros retiraram uma pessoa de dentro de um carro atingido por uma árvore na Avenida do Contorno (foto: Sidney Lopes/EM/DA Press)


Somente na Avenida Barbacena, quatro árvores caíram perto do cruzamento com a Rua Alvarenga Peixoto. Uma delas atingiu um caminhão.  Os incidentes também ocorreram na Avenida dos Andradas, perto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leste, ocupando os dois sentidos; na Avenida João Pinheiro com a Rua dos Guajajaras, na Avenida Afonso Pena com a Rua dos Tamoios, onde galhos atingiram a rede elétrica. Duas faixas no sentido Mangabeiras foram interditadas. 

No Bairro Santa Amélia, Região da Pampulha, uma árvore atingiu a rede elétrica na Rua Professor Benvenuto. A via foi fechada na altura do número 178, segundo os bombeiros. Na Avenida João Pinheiro, um galho caiu sobre a via perto da Praça Afonso Arinos, ocupando duas faixas no sentido Centro-Savassi. A Avenida Silviano Brandão também foi fechada por uma árvore na Rua Formosa com a Avenida Silviano Brandão. 



TRÂNSITO Além das vias interditadas total ou parcialmente pelas quedas de árvores, um acidente na saída de um dos túneis do Complexo da Lagoinha, acesso à Avenida Antônio Carlos, também complica o trânsito. 

Sinais de trânsito pararam de funcionar na Avenida Mário Werneck, no Bairro Buritis, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O mesmo problema foi registrado na Rua Montes Claros, próximo à Avenida Nossa Senhora do Carmo.

A BHTrans confirmou semáforos em flash na esquina das Ruas Itajuba com Pouso Alegre, no Bairro Floresta, no cruzamento da Avenida Senhora do Carmo com Avenida Uruguai, no Sion e na chegada da Avenida Pedro I à MG-010, em Venda Nova.

REDES SOCIAIS Internautas usaram o Twitter e Facebook para divulgar fotos e vídeos do temporal em Belo Horizonte e na região metropolitana, e falar sobre os estragos pela cidade. Veja algumas mensagens: 













receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)