Publicidade

Estado de Minas

BH tem mais de 500 espécies de árvores, segundo inventário da PBH

Conhecida como "cidade jardim", a capital mineira se destaca pela quantidade de árvores


postado em 04/07/2018 19:47

Os ipês já se tornaram tradição da capital mineira por sua floração(foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)
Os ipês já se tornaram tradição da capital mineira por sua floração (foto: Jair Amaral/EM/D.A.Press)
O Inventário das Árvores de Belo Horizonte, realizado pela PBH, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, já identificou a existência 566 espécies de árvores floríferas na cidade. Das 300 mil espécimes já recenseadas, 308 são de gêneros com floração expressiva, além de 141 que produzem frutos consumidos pela fauna urbana e até pela população.

Um dos responsáveis pelo levantamento, o arquiteto Júlio De Marco, conta que a sibipiruna é, no momento, a árvore florífera mais comum na cidade, com 18.946 unidades catalogadas. “Essa é uma árvore nativa brasileira, de grande porte e usada na arborização da maioria dos grandes centros brasileiros. Em Belo Horizonte é muito comum em todas as regiões”, explicou.

A Região Oeste é a que concentra maior quantidade de árvores floríferas de BH. As espécies que são mais conhecidas da população como os ipês e as quaresmeiras, também fazem parte do gênero das floríferas mais comuns da capital.

A murta é a segunda espécie de árvore florífera mais encontrada na cidade, são 18.585 unidades catalogadas. A espécie não é brasileira, mas de acordo com Júlio De Marco, se adaptou muito bem no Brasil. “Ela é um arbusto, uma árvore pequena, fácil de ser conservada e de floração variada e, por isso, é muito apreciada pelos proprietários de imóveis”, afirmou.

Sabia quais espécies são as 10 mais de BH:

Sibipiruna - 18.946
Murta - 18.585
Quaresmeira - 10.502
Ipê rosa - 9.665
Resedá - 6.321
Pata de vaca - 6.263
Ipê tabaco - 6.034
Magnólia - 5.599
Escumilha africana - 5.388
Ipê amarelo - 2.807

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade