(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Famílas da Ocupação Izidora protestam contra cancelamento de reunião com governo

Encontro estava marcado para o fim da tarde, no Palácio da Liberdade, mas impasse relativo à composição de comissão de negociação teria levado à suspensão da reunião


postado em 21/03/2017 20:22 / atualizado em 21/03/2017 21:52

Manifestantes se concentraram nos fundos do Palácio da Liberdade(foto: Marcos Vieira/EM/D.A.Press)
Manifestantes se concentraram nos fundos do Palácio da Liberdade (foto: Marcos Vieira/EM/D.A.Press)
Um grupo de moradores da Ocupação Izidora, na Região Norte de Belo Horizonte, e integrantes de movimentos sociais, protestaram na noite desta terça-feira no entorno do Palácio da Liberdade. O ato foi realizado depois que reunião entre o governador Fernando Pimentel e uma comissão representando as famílias foi cancelada.

Há cerca de quatro anos, o terreno em que se encontra a Ocupação Izidora, na Mata do Isidoro, no Bairro Jaqueline/Zilah Spósito, foi ocupado por sem-casas, inicialmente cerca de mil famílias e, agora, 8 mil. No mês passado, o governo estadual fez uma proposta às lideranças dos ocupantes, visando pôr fim ao impasse.

De acordo com as lideranças do movimento, pela manhã foi marcada pelo governo a reunião do fim da tarde para discutir a questão. “Inicialmente, apresentamos uma lista de 26 nomes para compor a comissão. O governo disse que receberia 12 integrantes e concordamos. Porém, barrou alguns nomes, colocando mais um obstáculo para a reunião”, afirmou Leonardo Péricles, de 35 anos, do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), e um dos vetados na comissão pelo governo.

Lideranças da ocupação e dos movimentos sociais resistiram ao veto e fizeram protesto com faixas e cartazes, criticando o cancelamento da reunião. Na sexta-feira, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a retirada de duas ações de reintegração de posse da área ocupada, depois de reunião de 24 integrantes de uma comissão do movimento com o prefeito Alexandre Kalil, em 14 de março último. Assessoria do governo foi procurada, mas ninguém foi encontrado para falar.

 

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)