(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Temperatura chega a 35,1ºC em BH, em novo recorde de calor

Nesta sexta-feira, há previsão de chuvas isoladas na cidade, e os termômetros devem marcar entre 20ºC e 31ºC


postado em 15/09/2016 16:26 / atualizado em 15/09/2016 22:34

Névoa seca tomou conta da cidade nesta quinta-feira (foto: Jair Amaral//EM/D.A.Press)
Névoa seca tomou conta da cidade nesta quinta-feira (foto: Jair Amaral//EM/D.A.Press)

Belo Horizonte segue com temperaturas elevadas. Pelo segundo dia consecutivo, a capital mineira bateu recorde de calor. Os termômetros chegaram a marcar 35,1ºC no início da tarde desta quinta-feira, superando os 33,8º C registrados na quarta-feira. Nesta sexta-feira, a previsão é de chuvas isoladas na cidade, temperaturas entre 20º e 31º. A umidade relativa do ar segue baixa e o município permanece em estado de alerta.

O clima quente e seco pôde ser notado já no início do dia. Para se ter uma ideia, a temperatura mínima registrada na Região da Pampulha foi 20,4ºC, a maior do inverno deste ano. Com a chegada da tarde, entre as 13h e as 14h, os termômetros atingiram a maior marca deste ano: 35,1ºC.

O quadro fugiu das expectativas dos meteorologistas. Devido à passagem de uma frente fria por Minas Gerais, a previsão era que o calor se amenizasse, depois do recorde da quarta-feira. Mas não foi o que ocorreu. “A tendência era que a curva de temperatura declinasse com o deslocamento da frente fria, mas a massa de ar seco foi mais forte e bloqueou a atuação aqui na Região Central”, explica o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o especialista, historicamente, setembro e outubro são os meses que registram as maiores temperaturas em Belo Horizonte. A marca desta quinta-feira na capital foi a quarta mais alta da história. Ficou atrás dos 36,9ºC de 25 de setembro de 2015, 36,1ºC, de 24 de setembro de 2007, 35,7ºC, de 10 de setembro de 1997, e superando os 35ºC de 4 de setembro de 1975.

Nesta sexta-feira, a temperatura diminui um pouco, mas permanece alta, podendo chegar aos 30°C. Também há previsão de chuvas para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas o calor volta com força na próxima semana. “A frente fria que passa pelo estado é fraca. Na semana que vem, provavelmente, teremos novamente picos de temperaturas”, prevê Ladeia.

Dia seco

A umidade relativa do ar também continua com números preocupantes. Nesta quinta-feira, o índice atingiu 18% em Belo Horizonte, o mesmo registrado na quarta-feira. Pelos padrões da OMS, a taxa ideal é de 60%. A entidade recomenda a decretação de estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%. Entre 12% e 20%, é recomendado estado de alerta, e índices inferiores a 12% podem ser considerados estado de emergência sanitária.

Alguns cuidados devem ser tomados quando o clima está seco. O período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, além de usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente.

A hidratação deve ser reforçada nas crianças, com a ingestão de bastante líquido. Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir no consumo intenso de líquidos e lavar o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele.

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)