(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rompimento de barragens vai cortar o abastecimento de água em Governador Valadares

Fornecimento será interrompido neste domingo para análise da qualidade e risco de contaminação


postado em 06/11/2015 22:36 / atualizado em 10/11/2015 11:37

A Prefeitura de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, divulgou uma nota, no início da noite desta sexta-feira, informando que a lama advinda do rompimento das barragens da mineradora Samarco em Bento Rodrigues deve atingir as águas do Rio Doce na madrugada do próximo domingo, 8. Com isto, o abastecimento de água no município será cortado.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informou que as bombas serão paralisadas no momento em que a água contaminada chegar. Amostras serão colhidas e a água, analisada. Caso seja possível o tratamento garantindo a qualidade e sem nenhum risco à saúde, o abastecimento voltará ao normal. Se isso não acontecer, o fornecimento continuará suspenso.

O órgão informou ainda que este procedimento está sendo adotado por todas as operadoras onde a água com lama já passou, como outros SAAEs e Copasa. Nos casos citados, o tratamento foi suficiente e não houve necessidade de interromper o abastecimento. A prefeitura afirmou que os reservatórios estão cheios, mas pediu à população que economize água.

Enchente


A Defesa Civil do município descartou o risco de enchente e esclareceu que a chegada de lama às águas do Rio Doce não significa inundação e que o rio permanecerá no leito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)