
Ainda conforme a BHTrans, as principais vantagens com a conclusão da operação serão a priorização do atendimento aos deslocamentos de pedestres e do transporte e coletivo e a minimização dos conflitos nos cruzamentos com a redução de três para dois tempos nos semáforos.
SEGUNDA FASE As obras para da Fase 2 já foram iniciadas no cruzamento da Avenida Afonso Pena com Rua Curitiba. A previsão é que as fases 2 e 3 do MOBICENTRO na Avenida Afonso Pena sejam concluídas em até 45 dias.
As três fases das intervenções estavam previstas para o primeiro semestre de 2015, contudo, durante as obras foram verificadas diversas interferências subterrâneas não cadastradas de operadoras (água, esgoto, telefonia) e que precisaram ser remanejadas, consumindo mais tempo do que o previsto.
Durante a fase de verificação da resistência do pavimento da Rua dos Tupis, foi confirmada a necessidade de fazer um reforço na base do pavimento. A Rua dos Tupis teve o pavimento reforçado e também foi preservado o calçamento em poliédrico no trecho da via que é tombado como parte do Conjunto do Centro Histórico de Belo Horizonte. Essas novas necessidades que ocorreram durante as obras estenderam a previsão.