(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Evento contra a intolerância celebra religiões afro na Praça da Liberdade

Grupos de comunidades de diferentes nações do candomblé, umbanda e movimentos sociais estarão no local para participar da ação contra a intolerância religiosa


postado em 15/04/2015 08:45 / atualizado em 15/04/2015 09:09

Comunidades tradicionais de terreiros de Belo Horizonte e região vão ocupar a Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira em uma celebração da cultura afro-brasileira e contra a intolerância religiosa.

A concentração na praça começa às 13h30. O cartão-postal da capital mineira será enfeitado com elementos tradicionais, como ervas e flores. Quem passar pelo local a partir das 14h poderá assistir apresentações de canto, toques e dança. O evento é organizado pela coordenadora nacional do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab), Makota Celinha Gonçalves, além de outros movimentos sociais. O Babalaô Ivanir dos Santos, da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) também estará presente.

Ainda durante a tarde, uma comissão será recebida em uma audiência no Ministério Público Federal (MPF) em Belo Horizonte para entregar carta denúncia solicitando a investigação de um grupo acusado de intolerância religiosa. O documento já foi apresentando aos MPs em outras capitais brasileiras.

Participante de uma comunidade religiosa e uma das organizadoras do evento, Bárbara Altiva destaca que as religiões de matriz africana, como candomblé e umbanda, são historicamente alvos de intolerância. “Alguns episódios atuais têm trazido à tona a necessidade de uma celebração dessa cultura, da sua beleza e sua riqueza frente ao ódio”, explica. “Em resposta à intolerância e à agressão, nós devolvemos música, dança e flores”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)