(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Condenados criminosos presos em avião com 268 quilos de cocaína no Triângulo Mineiro

O grupo foi detido em maio do ano passado em uma ação ousada da Polícia Federal (PF) em Uberlândia, no Triângulo Mineiro


postado em 16/10/2014 16:25 / atualizado em 16/10/2014 16:54

Policias federais filmaram o momento em que jogaram o carro na cauda da aeronave(foto: Reprodução / TV Alterosa)
Policias federais filmaram o momento em que jogaram o carro na cauda da aeronave (foto: Reprodução / TV Alterosa)

A Justiça Federal condenou cinco homens integrantes de uma quadrilha de tráfico internacional de drogas. Os criminosos foram presos em maio do ano passado em uma ação ousada da Polícia Federal (PF) em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O grupo estava em uma pista de pouso com uma aeronave com 265 quilos de cocaína, que foram adquiridos no Paraguai e da Bolívia, quando foram interceptados. O piloto e o co-piloto tentaram voar novamente, mas foram impedidos por agentes que jogaram uma caminhonete na cauda do avião (Veja o vídeo no fim da reportagem). Juntos, o grupo vai cumprir mais de 20 anos de prisão.

Policias federais montaram a operação depois que receberam informações de que uma aeronave iria pousar em uma pista clandestina no Triângulo Mineiro. A denúncia dava conta que a droga viria do Paraguai com destino a Campina Verde. Quando os policiais estavam no ponto indicado, receberam uma nova denúncia dizendo que o local do pouso foi transferido para Santa Vitória, cidade vizinha.

Os policiais foram para Jardim Vitória até uma fazenda localizada às margens da BR-364. Quando chegaram na propriedade, monitoraram três homens que estavam em uma S10, dentro de uma pista clandestina em um canavial. Segundo o inquérito, quando os criminosos avistaram a chegada do avião, saíram do veículo e foram rendidos pelos policiais. Eles foram levados para um matagal e os agentes ficaram na pista em seus lugares. O piloto não flagrou a ação policial e pousou normalmente a aeronave. Quando começaram a descarregar a droga, os policias foram em direção do avião com o carro dos bandidos.

Os criminosos tentaram voar com a aeronave. Policiais tentaram atirar nos pneus do avião, como a estratégia não deu certo, jogaram o carro na cauda do monomotor. Foram presos no local, José Benedito Lopes de Faria, Bruno Santos Gerheim, Arsênio Antônio dos Reis, Evandro Geraldo Rocha dos Reis e Amauri Moura Silveira. Com eles foram apreendidos 265 quilos de pasta base de cocaína.

Em depoimento, Evandro, que era o piloto da aeronave, tentou desqualificar a denúncia de tráfico internacional de drogas. Segundo ele, foi procurado por uma pessoa que ofereceu R$ 30 mil para transportar o entorpecente do Pará até o Triângulo Mineiro. E comentou que tanto ele quanto seu co-piloto, Amaury, afirmaram desconhecer o contratante. Porém, moedas e recibos da Bolívia, cartões telefônicos do Paraguai, cartão de táxi dos dois países, encontrado com o comandante, denunciaram o real local onde a cocaína foi adquirida.

Evandro e Amaury foram condenados a três anos e dez meses de prisão, mas a pena foi convertida por serviços à comunidade. Arsênio pegou 5 anos e 8 meses de prisão, Bruno Santos, 6 anos e seis meses, e José Benedito, 8 anos e seis meses. Os dois últimos seguem detidos em presídios mineiros. Já Arsêndio está foragido.

Assista ao vídeo da ação da Polícia Federal (PF):



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)