(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

10º Encontro Nacional do Terceiro Setor debate a cooperação em BH

Evento ocorre nos dias 2 e 3 de junho, no auditório da Escola Superior Dom Helder Câmara


postado em 27/05/2014 06:00 / atualizado em 27/05/2014 06:50

A integração entre o primeiro, o segundo e o terceiro setores vai ser o tema principal do 10º Encontro Nacional do Terceiro Setor, que ocorre em Belo Horizonte nos dias 2 e 3 de junho, no auditório da Escola Superior Dom Helder Câmara. O objetivo é debater de que forma poder público, iniciativa privada e organizações civis podem se unir na busca por soluções para os diversos problemas brasileiros. Com o tema “Agenda de Cooperação Intersetorial”, a edição vai promover um debate acerca da participação dos três setores da sociedade na elaboração e execução de ações que promovam o bem comum. Nessa edição, comemorando uma década de fomento ao debate sobre os desafios do terceiro setor, o encontro terá novas dinâmicas e os debates serão em formato talk-show.

O Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMais), em parceria com a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), e aliado ao Centro de Apoio Operacional às Alianças Intersetoriais do Ministério Público de Minas Gerais (Caots/MG), promove o evento. Para a presidente do CeMais, Marisa Seoane Rio Resende, os três setores precisam conversar e criar uma agenda comum de compromissos. Na sua opinião, não há uma questão ou problema complexo que o governo possa resolver sozinho, ou somente um determinado número de empresas, ou a sociedade por conta própria. “Temos que começar a pensar a agenda de cooperação nessa linha, dos três setores atuando por um compromisso conjunto. Uma questão que acho importante é o financiamento das ações. Muitas vezes, o governo financia ações individualmente, as empresas idem, e as organizações não governamentais ficam em busca de recursos para uma mesma questão. Os três setores não conversam, e a questão não se resolve”, pontua.

José Galeno, diretor de relações internacionais da Confederação Brasileira das Fundações (Cebraf), acredita que a aliança entre os setores é fundamental para que suas atuações se aprimorem. “Com leis justas e equilibradas, a sociedade se desenvolve. Mas essa visão estritamente filantrópica que a maioria das pessoas acredita ser a meta do terceiro setor, isso não existe. Não existe no sentido de dar esmola, mas sim no sentido de promover projetos e ações de real impacto na sociedade em busca de melhorias. O objetivo é aprimorar atividades dentro da própria especialidade. Por exemplo, é uma creche se desenvolver a ponto de ser cada vez menos dependente da caridade, é ela ter autosuficiência para se autogerir, ter vida própria”, explica.

Para Marisa Seoane, é preciso ainda que o Brasil avance como sociedade, com diálogo e otimização de recursos. “Temos melhorado em muitas questões, em termos de compromisso de governo, responsabilidade social. Temos desafios e avanços; mas, a meu ver, o terceiro setor ainda está enfraquecido. Quanto mais a sociedade participa, mais está à frente das questões, mais estará fortalecida. A praça, o lixo, a segurança não são de responsabilidade só do governo, mas de todos. Nesse sentido, o terceiro setor é extremamente importante, mas ainda está enfraquecido por falta de recursos, de legislação mais clara e da valorização da própria sociedade. Faltam estratégia e mais gente participando das estruturas em que a própria democracia nos permite atuar, como conselhos, fóruns, entre outros”, conclui.

Programe-se


2 de Junho
» 15h – Workshops (simultâneos, com inscrições limitadas).
» 15h – Reuniões simultâneas:
Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Fundações e Entidades de Interesse Social.
CeMais – Conselhos Consultivo e Financeiro.
» 17h – Credenciamento – Público em geral.
» 18h às 21h – Abertura Solene

3 de Junho
» 8h – Credenciamento e café de boas-vindas
» 9h – Apresentação cultural
» 9h10 – Mesa 1: Cooperação entre os três setores
» 10h40 – Apresentação cultural
» 10h45 – Mesa 2: O financiamento das ações sociais
» 12h15 – Intervalo para almoço
» 13h45 – Apresentação cultural
» 14h – Mesa 3: Transparência pública e gestão profissional

Informações e inscrições:
CeMais: (31) 2535-0028
www.enats.org.br
enats@cemais.org.br


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)