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Estado de Minas

Obras do Rodoanel Norte começam em 2015

A expectativa é que a rodovia, que terá 66,7 quilômetros entre Betim e Ravena, diminua para 70 mil o número de veículos que passam diariamente pelo Anel Rodoviário


postado em 05/02/2014 17:59 / atualizado em 05/02/2014 18:16

Anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira em audiência pública na Cidade Administrativa(foto: Wellington Pedro / Imprensa MG )
Anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira em audiência pública na Cidade Administrativa (foto: Wellington Pedro / Imprensa MG )

As obras de construção do Rodoanel Norte, que terá 66,7 quilômetros entre Betim e Ravena, devem começar em 2015. Essa previsão feita pelo governador Antonio Anastasia, na tarde desta quarta-feira, durante audiência pública realizada na Cidade Administrativa. A expectativa é que a via retire 70 mil veículos do tráfego diário do Anel Rodoviário de Belo Horizonte. As obras devem durar quatro anos.

O Rodoanel Norte deverá integrar os municípios de Leste a Oeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte, fazendo a ligação entre a BR-381 - saída para Vitória -, com a mesma rodovia na saída para São Paulo, cruzando a BR-040- saída Brasília -, além de rodovias estaduais, como a MG-010. Serão interligados os municípios de Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim.

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Carlos do Carmo Andrade Meles, afirmou, durante a audiência pública para explicar o processo licitatório da parceria público-privada (PPP), que a licitação deve ser lançada em 60 dias. Ao ser publicada e passados os trâmites burocráticos, a expectativa é que as obras comecem em oito meses.

A via será uma das alternativas para diminuir o trânsito no Anel Rodoviário, que hoje recebe diariamente 140 mil veículos. “A nossa expectativa é que metade do fluxo do Anel rRdoviário migre para o Rodoanel. Será ganho de tempo e segurança”, afirmou.

A obra terá um custo de R$ 4 bilhões, sendo R$ 800 milhões do governo do estado, e o restante, R$ 3,2 bilhões da parceria público privada. Do total, R$ 550 milhões serão usados para desapropriações. Segundo o governo, não serão muitas famílias retiradas, pois o empreendimento vai passar por áreas rurais. Porém, no caminho há várias fazendas e propriedades de grande porte.


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