(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Filhotes de Arara Azul nascem em parque de Betim

A reprodução da ave, que está em extinção, foi toda realizada no parque


postado em 29/01/2014 15:51 / atualizado em 29/01/2014 17:03

(foto: Liza Flores)
(foto: Liza Flores)

Os visitantes do Vale Verde Parque Ecológico, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, terão mais um atrativo. Dois filhotes de Arara Azul Grande, animal que está em extinção, nasceram no parque. As aves tiveram a reprodução toda feita em um criatório construído no local com autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A primeira ave nasceu em outubro do ano passado e já está na fase onde aprende a se alimentar sozinha. O outro filhote veio ao mundo há 20 dias, por isso tem que ter um cuidado maior. “Nesta fase, elas são levadas para um espaço conhecido como creche. Lá, recebem alimentação até dez vezes por dia. Quando passa de 30 a 50 dias, vão para o desmame, onde adquirem a independência”, explica o biólogo Ramon Palhares. Quando estão maiores, os animais são levados para o criatório de aves onde vão crescer e podem, futuramente, gerar novos filhotes.

A reprodução das Araras Azuis foi toda feita no parque. “Nós temos um criatório comercial onde recebemos aves do Ibama. São animais que foram apreendidos por maus tratos. Quando estão aqui, formam casal, e essas matrizes, papais e mamães, geram os ovos que passam por um processo individual”, diz o biólogo. Os ovos são levados para uma incubadora onde ficam de 20 a 30 dias. Após este período, as aves nascem.

Todo o processo pode ser observado pelos visitantes. “Temos uma maternidade de aves onde o pessoal consegue acompanhar o processo através de uma janela de vidro. É possível ver todo o tratamento recebido pelos animais desde o nascimento”, afirma Palhares.

(foto: Liza Flores)
(foto: Liza Flores)
Informação sobre a espécie

A Arara Azul Grande (Anodorhynchus hyacinthinus) é a maior ave da família dos Psitacídeos e pode viver até 80 anos. Possui plumagem azul com uma pele nua amarela em torno dos olhos e detalhe da mesma cor no entorno da mandíbula, tendo bico desproporcional em relação ao crânio. A espécie costuma habitar florestas em regiões tropicais. No Brasil, podem ser encontradas na Floresta Amazônica e no Complexo do Pantanal, nos estados do Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantis. Utilizam a força e a resistência dos bicos para furar galhos e troncos de árvores em busca de alimentos, como frutas, sementes e castanhas. Esses animais fazem seus ninhos nos troncos ocos de árvores e costumam viver em pares ou bandos, dificilmente sozinhos.

As Araras Azuis adultas pesam cerca de 1,8 quilo e pode chegar até um metro de comprimento. Estão aptas a reproduzir a partir dos 6 anos. Na natureza, as fêmeas põem de 1 a 3 ovos a cada ano e o tempo médio de incubação é de aproximadamente 30 dias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)