(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PAPA "BOMBA" NAS REDES SOCIAIS

Homem que convenceu o papa a cair na rede social revela os bastidores das tuitadas papais

Publicitário conta que número de seguidores do @pontifex mais que triplicou com Francisco


postado em 18/10/2013 06:00 / atualizado em 18/10/2013 07:42

O publicitário Gustavo Entrala conta que as mensagens do papa são manuscritas antes de serem postadas no microblog(foto: Túlio Santos/EM/D.A PRESS)
O publicitário Gustavo Entrala conta que as mensagens do papa são manuscritas antes de serem postadas no microblog (foto: Túlio Santos/EM/D.A PRESS)
A fé move montanhas de e-mails, abre os portais da comunicação entre os homens, tem milhões de seguidores nas redes sociais e cresce na velocidade do universo digital. Com o papa Francisco, eleito para ocupar o trono de São Pedro em 13 de março, a escalada cibernética no Vaticano se tornou mais acelerada, com aumento surpreendente da convergência com a internet desde a saída do hoje papa emérito Bento XVI. “Antes, eram 3 milhões de seguidores no Twitter e agora são cerca de 10 milhões no @pontifex”, diz o publicitário espanhol Gustavo Entrala, de 43 anos, presidente da empresa responsável pela conta do pontífice. Na noite de quarta-feira, na PUC Minas, em Belo Horizonte, Entrala falou sobre religião e novas mídias, durante o 1º Encontro Internacional de Jornalismo e Religião na América Latina, organizado pela Associação Internacional de Jornalistas de Religião (Iarj, na sigla em inglês).


Durante a palestra, Entrala mostrou duas imagens, feitas na Praça de São Pedro, em Roma, que representam bem a mudança no mundo real e virtual da Santa Sé. Em 2005, durante a eleição do cardeal Joseph Ratzinger, havia, no meio da multidão, um ou outro tirando fotografias. Oito anos depois, na posse de Francisco, quase todas as pessoas empunhavam celulares e tablets, cujas luzes emitidas pelas telas mais pareciam velas acesas para saudar o novo santo padre. No microblog, o pontífice aparece em destaque em um terreno dominado pelo ídolo teen Justin Bieber, seguido das cantoras Lady Gaga e Katy Perry. “Mas o papa Francisco está à frente de Eminem (rapper norte-americano)”, compara o publicitário. Portanto, comprovando o que diz a canção, o papa é, mesmo, pop.

O crescimento no número de seguidores do papa em línguas portuguesa e espanhola no Twitter está relacionado à Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013), realizada no Rio de Janeiro entre 23 e 28 de julho, com a presença de mais de 3 milhões de católicos. Segundo o espanhol, dos 10 milhões de seguidores do @pontifex, há 4 milhões de pessoas de língua espanhola e 1 milhão do idioma português.
 

Entrala com cardeais no Vaticano, na companhia do então pontífice, no dia da primeira tuitada papal: segundo o consultor, Bento XVI se divertiu diante do equipamento eletrônico(foto: Facebook/Reprodução da internet - 17/10/13)
Entrala com cardeais no Vaticano, na companhia do então pontífice, no dia da primeira tuitada papal: segundo o consultor, Bento XVI se divertiu diante do equipamento eletrônico (foto: Facebook/Reprodução da internet - 17/10/13)


ESTREIA
A primeira tuitada papal ocorreu em 28 de junho de 2010, com Bento XVI. Entrala estava ao lado quando Ratzinger enviou a mensagem, anunciando o primeiro portal de notícias do Vaticano, criado pelo publicitário e sua equipe. O pontífice escreveu: “Queridos amigos, acabei de lançar o news.va. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Com minhas orações e bênçãos. Bento XVI”. A partir daí, as barreiras e fronteiras se romperam, já que as mensagens com até 140 caracteres são postadas em nove idiomas – além do português, italiano, espanhol, inglês, alemão, polonês, francês, árabe e latim. “Acredito que o papa seja o campeão na versão em latim”, afirma Entrala, com bom humor.

Embora certo da importância das redes sociais e outras ferramentas disponíveis na rede mundial de computadores, o atual papa não é muito chegado à tecnologia, enquanto Bento XVI se divertiu diante do equipamento eletrônico. “Francisco tem um tablet, mas não sabe usá-lo. Além de tudo, não tem tempo”, diz o publicitário ao explicar o método do papa no cotidiano. Todas as mensagens no Twitter, hoje totalizando 173, “são escritas à mão e assinadas pelo pontífice”, faz questão de frisar. Na sequência, dois funcionários do Vaticano são encarregados de tuitar, sendo toda a conta gerenciada pelo chefe da agência de publicidade, que se considera um consultor.

CARTA
A história profissional entre a agência dirigida pelo publicitário e Roma começou em 2010, quando Entrala enviou uma carta ao então porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, apresentando seus serviços. Esperou e recebeu a resposta para conversar quatro meses e meio depois. Durante a palestra na PUC Minas, fez questão de mostrar o envelope da correspondência com o destinatário manuscrito, algo totalmente inusitado nesta época veloz dos e-mails.

Dono de contas de grandes empresas, como fabricantes de uísques, refrigerantes e energéticos, bandas de rock, além de bancos e outras corporações, o publicitário conta que a maior parte das mensagens tuitadas em nome do papa são retiradas das suas homilias. Antes de viajar para o Rio, por exemplo, os brasileiros leram no microblog: “Dentro de algumas horas chego ao Brasil, e já sinto o coração cheio de alegria por em breve estar celebrando com vocês a 28ª JMJ”.

Para Gustavo Entrala, a religião é um dos temas mais contemporâneos e sempre desperta interesse. “As pessoas ouvem as orações, querem acompanhar o papa pelas redes sociais. Aliás, o contexto religioso se adapta muito bem ao Twitter”, afirma o publicitário, ressaltando que os versículos bíblicos do Novo testamento têm em média 100 caracteres, 40 a menos do que o máximo permitido no microblog. O espanhol conta ainda que chegam diariamente à Santa Sé milhares de e-mails do mundo inteiro, embora não haja estrutura suficiente para respondê-los. “Dessa forma, o papa atende por meio do Twitter”, disse o consultor, que considera os dois papas clientes muito especiais e carinhosos.

As tuitadas de Francisco


Queridos amigos, agradeço de coração e peço para continuarem rezando por mim

Postada em 17 de março, foi a mensagem mais retuitada (36,7 mil) e arquivada como favorita (22,4 mil)

Aceite Jesus na sua vida. Mesmo que você tenha ficado distante, dê um pequeno passo na direção dele. Ele te espera de braços abertos
Postada em 31 de março, foi a segunda mensagem mais retuitada (30,9 mil) com 12,8 mil favoritos

Estou chegando ao Brasil em algumas horas e meu coração já está cheio de alegria, porque em breve estarei com vocês para celebrar a 28ª JMJ
Em 22 de julho, antes de chegar ao Rio de Janeiro (RJ)]

Hoje nós começamos uma semana maravilhosa no Rio. Que seja um tempo para aprofundarmos nossa amizade com Jesus Cristo
Em 23 de julho, durante a JMJ 2013

A Igreja é jovem, como todos podem ver na JMJ. Que o Senhor sempre nos mantenha jovens de coração
Em 23 de julho, durante a JMJ 2013

Agradecemos ao abençoado João Paulo II pela JMJ e pelas muitas vocações nascidas nos 28 encontros
Em 24 de julho, durante a JMJ 2013

Nossas orações não podem ser reduzidas a uma hora aos domingos. É importante ter uma relação diária com Deus
Última mensagem, que foi postada na tarde de ontem


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)