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Estado de Minas NO TROTE DA MEMÓRIA

Hipódromo marcou época a partir do começo do século passado em BH

Espaço foi cenário de glamour, mas no início dos anos 2000 viveu crise e parou atividades. Área abriga a Cidade Administrativa


postado em 28/09/2013 06:00 / atualizado em 28/09/2013 10:58

Transferência para o Serra Verde ocorreu em 1965: pista era de areia, com formato oval(foto: Arquivo EM D.A Press - 1965)
Transferência para o Serra Verde ocorreu em 1965: pista era de areia, com formato oval (foto: Arquivo EM D.A Press - 1965)

 

Existia um lugar em Belo Horizonte onde o glamour imperava. As mulheres colocavam seus melhores vestidos e chapéus, enquanto os homens iam de terno. Passar no arremate para conhecer os cavalos mais cotados era obrigação. O Hipódromo Serra Verde marcou época em Belo Horizonte recebendo as corridas, o turfe, como a modalidade é pomposamente chamada. Mas esse tempo já vai longe e hoje não passa de uma lembrança guardada na cabeça dos apaixonados pelo esporte.

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A história das competições na capital mineira começa em 1906, quando foi criado o Jockey Club de Belo Horizonte em uma área no Bairro Prado destinada às provas. O local, onde hoje está a Divisão de Infantaria da Polícia Militar (DI), ficaria conhecido como Prado Mineiro. Num curto espaço de tempo, abrigaria também o Campo de Aviação, que precederia o aeroporto da Pampulha (do início da década de 1930).



O Prado Mineiro se dividia, assim, entre os cavalos e os aviões. Era comum, aos domingos, as pessoas se deslocarem até lá para ver as disputas e fazer suas apostas e piqueniques, tendo como pano de fundo algumas aeronaves. Como a divisão do terreno era um problema para os animais, em 1909 as atividades foram oficialmente paralisadas, passando a haver apenas eventos de forma esporádica até 1939.

A perda de espaço voltou a ocorrer em 1942. Com a II Guerra Mundial, a prioridade era o campo de pouso. Assim, o turfe estaria fora do programa esportivo da capital por três anos, sendo retomado em 1944 por iniciativa de Menotti Mucelli, que em 16 de setembro daquele ano assumiu a presidência da entidade, já com o nome de Jockey Club de Belo Horizonte. Isso durou até 1951, quando o espaço passou a ser exclusivo da Polícia Militar. Por 14 anos o morador de BH estaria privado das corridas, que só voltariam a ocorrer 14 anos depois, com a criação do Hipódromo Serra Verde.

A inauguração oficial se deu em 4 de abril de 1965. Como estava começando do zero, isso só foi possível graças à cidade de Curvelo, a 160 quilômetros de BH, que tinha corridas regulares com cavalos mestiços. Toda a infraestrutura turfística daquele município foi importada: cavalos, jóqueis, treinadores, proprietários e aficionados.

Em 13 de junho foram iniciadas as disputas com os cavalos da raça puro-sangue inglês, a mais tradicional para a prática deste esporte em todo o mundo. Mas os problemas não haviam terminado. Em 1967, paralisação para a reforma total do hipódromo. Foram três anos inativos. A reabertura viria em 17 de maio de 1970, com o Serra Verde mostrando instalações que o colocavam entre os melhores do país. A pista era de areia, em formato oval, e tinha cerca de 1.700 metros. As arquibancadas eram amplas. As cocheiras tinham capacidade para cerca de 200 animais.

A partir daí, as corridas se tornaram regulares, sempre nas tardes de sábado, com programas que variavam entre quatro e seis páreos, dos quais participavam entre cinco e 10 puros-sangues. Na década de 80 o lugar viveu a sua melhor fase. Grande parte dos animais pertencia a proprietários cariocas, um reduto clássico. O Serra Verde realizou em toda a sua existência 20 Grandes Prêmios Minas Gerais, os mais importantes promovidos em suas pistas, que valiam para as apostas via Loteria Federal.

No início do século 21 (anos 2000), o clube enfrentaria sua mais séria crise financeira. Sediou a última corrida em 7 de fevereiro de 2002. Passou a operar como centro de preparação para aqueles que corriam no Rio de Janeiro. Em 15 de fevereiro de 2006 o então governador Aécio Neves desapropriou o Hipódromo Serra Verde para a construção do centro administrativo projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para ser a nova sede do governo do Estado. Sua fundação foi em abril de 2010.


CRISE FINANCEIRA
No início dos anos 90, o Jockey Club de Minas Gerais conheceria sua maior crise financeira. Na Justiça corriam nada menos que 57 ações trabalhistas. Para 40 delas já não havia mais recurso. Uma das tentativas de salvação foi a diversificação de atividades. Em 1995, parte da área foi arrendada para a construção de um kartódromo. Assim, de 1998 a 2000, BH e o Serra Verde sediaram o Mundial dessa modalidade. Dois anos depois, com a persistência dos problemas de caixa, veio o acordo com o governo do Estado para a construção da Cidade Administrativa.


DAQUI PARA O FUTURO: Promessa de volta

O presidente do Jockey Club de Minas Gerais  é o médico Adelmar Cadar. Desde que foi feito o acordo com o Governo do estado e cessão da área do Hipódromo Serra Verde para a construção da Cidade Administrativa, todas as contas de ações na Justiça, a grande maioria trabalhistas, foram pagas. O restante do dinheiro foi utilizado para a compra de parte de um prédio, hoje arrendado, na Zona Sul de BH. E o dinheiro investido, hoje avaliado em cerca de R$ 20 milhões, permite à atual diretoria sonhar com a volta das corridas. O pensamento, segundo Cadar, é a compra de um terreno em torno de 200 mil m2 (o anterior é de 800 mil), que permitiriam a construção de uma hípica e a volta das corridas voltariam ainda em 2014.


LINHA DO TEMPO
1906 – Fundação do Jockey Club de Belo Horizonte, no Bairro Prado, onde é hoje o DI
1942 – Paralisação das corridas no Prado Mineiro
1945 – Retomada das provas
1951 – Nova suspensão e fechamento definitivo da pista
1965 – Fundação do Jockey Club de Minas Gerais e criação da pista do Serra Verde
1968 – Paralisação das corridas no Serra Verde, para reforma
1969 – Reinauguração da pista, que se torna uma das mais importantes do país
1978 – Inauguração da iluminação da pista
1996 – Reformas das instalações, o que permite a modernização
1995 – Inauguração do Motódromo no Serra Verde
1997 – Inauguração do Kartódromo no Serra Verde
2002 – Em 7 de fevereiro é disputada a última corrida
2010 – Em 4 de março é inaugurada a Cidade Administrativa


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