(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma veta projeto que passa táxi de pai para filho


postado em 25/07/2013 06:00 / atualizado em 25/07/2013 07:13

Fila de táxi em Lourdes: pela terceira vez, projeto que passa permissão para herdeiros é barrado no país(foto: alexandre alves de oliveira/divulgação - 19/4/11)
Fila de táxi em Lourdes: pela terceira vez, projeto que passa permissão para herdeiros é barrado no país (foto: alexandre alves de oliveira/divulgação - 19/4/11)


Aprovada no Senado, a transferência das permissões de táxi de pai para filho foi vetada pela presidente Dilma Rousseff. A decisão, que impede o direito de sucessão em caso de morte ou invalidez do titular do alvará, foi publicada na última sexta-feira, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). No texto, o governo justifica que a regulação sobre a prestação do serviço de táxi é da competência dos municípios, nos termos do artigo 30 da Constituição. A lei da hereditariedade das placas de táxi, de número 12.468, enxertada em medida provisória aprovada no dia 11, mantinha o direito de sucessão com base da legislação.


Com o mesmo argumento, Dilma já havia vetado em dezembro de 2012 o direito a herança do táxi. À época, a petista derrubou a permissão prevista em projeto relatado por Renan Calheiros (PMDB-AL), atual presidente do Senado, que patrocinou a nova tentativa de assegurar a sucessão. Com o apoio dos colegas, Calheiros negociou a entrada da hereditariedade dentro do texto da Medida Provisória 610, que previa auxílio para os atingidos da seca no Nordeste. Na MP, os parlamentares acrescentaram três artigos – incluindo o direito de sucessão – na Lei 12.468, de 2011, que regulamenta a profissão de taxista.


A articulação facilitou a aprovação da MP no Senado, porém não sensibilizou a presidente Dilma. Segundo Eduardo Caldeira, presidente da Associação Nacional de Taxistas e vice da Abratáxi, de Minas Gerasis, foi o terceiro texto a tramitar no Congresso com o objetivo de manter privilégios para a categoria. Como das outras vezes, o material foi vetado por Dilma. “Cerca de 70% das pessoas que dirigem táxi em BH não são os verdadeiros donos das permissões”, diz Caldeira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)