(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sobe para 28 o número de mortes por dengue em MG e casos já passam de 123 mil

Somente em Uberaba, na Região do Triângulo mineiro, nove pessoas morreram com complicações em decorrência da doença


postado em 22/03/2013 17:28 / atualizado em 22/03/2013 17:55

Subiu para 28 o número de pessoas que morreram por causa da dengue em Minas Gerais neste ano. Em apenas uma semana, cinco óbitos foram confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde em balanço divulgado nesta sexta-feira. Já o número de pessoas infectadas pela doença cresce rapidamente. Nos últimos sete dias, o Estado registrou alta de 30.515 notificações, saltando de 93.184 para 123.694 casos.

A cidade que mais vem sofrendo por causa da dengue é Uberaba, na Região do Triângulo mineiro. Somente neste ano, nove pessoas morreram devido a doença da cidade. Em seguida vem Montes Claros, com três mortes, Uberlândia e Ituiutaba, ambas com dois casos. Também houveram mortes em Carangola, Frei Gaspar, Ipanema, Teófilo Otoni, Pirapetinga, Pirapora, São Geraldo do Baixio, São João da Ponte, Campos Altos, Contagem, e Muriaé.

Para tentar frear o aumento do número de casos da dengue, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) tenta achar alternativas que possam acabar com os focos do mosquito Aedes Aegypti. A estratégia, que vem dando certo, é o uso de água sanitária. De acordo com a SES, está cientificamente comprovado que o produto é eficaz no combate às larvas do mosquito.

A falta de limpeza das casas e cuidados dos moradores ainda é uma preocupação para as autoridades. No último levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRa), realizado em janeiro deste ano, identificou que mais de 50% dos focos de larvas dos mosquitos estão em vasos e pratos de planta, bebedouros de animais, ralos, vasos sanitários e caixas de descarga que não são de uso diário, calhas, bromélias e toneis.

Outro problema que a SES aponta para o aumento da doença neste ano, foi a troca de gestão em 83% das prefeituras do Estado. Segundo a secretaria, isso desmobilizou equipes de controle e vigilância.

Capital em alerta

Em apenas uma semana, houve um aumento de 1.758 casos, uma média de 251 confirmações por dia em Belo Horizonte. A capital tem hoje 4.215 casos confirmado da doença. O aumento é justificado pela Secretaria de Saúde devido a circulação de um novo vírus, a Dengue tipo 4. Segundo o órgão, 60 % dos casos analisados neste ano foram por esse tipo recente do vírus.

Para atender os pacientes infectados pela doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) vai deixar aberto dois Centros de Saúde, o Lagoa, em Venda Nova, e Carlos Prates, Região Noroeste, no próximo fim de semana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)