(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parque das Mangabeiras completa três décadas de puro lazer


postado em 06/05/2012 08:24

As comemorações pelos 30 anos do Parque das Mangabeiras tiveram início ontem, com programação variada e mais uma promessa de reabertura do seu esquecido vizinho, o Parque da Serra do Curral. Fechado desde 2009, o local passa por obras de adequação iniciadas em abril e a prefeitura garante que a abertura ao público acorrerá até o início de julho. Na próxima terça-feira, será publicado o edital que dá início ao processo de licitação da empresa que vai gerenciar o parque.

Homero Brasil, presidente interino da Fundação Municipal de Parques e Jardins, afirma que o local tem tudo para se tornar um dos cartões-postais mais visitados de BH, justamente por permitir a visão de várias cidades da Região Metropolitana, como Sabará, Nova Lima e Ibirité. “Fizemos vários testes e todos ficaram encantados com o panorama. Não temos dúvidas de que o Parque da Serra do Curral será um sucesso de visitação”, disse.

Enquanto espera a finalização das obras, que incluem contenção de taludes, drenagem superficial e colocação de guarda-corpo nas trilhas para, finalmente, usufruir de toda a exuberância do paredão da Serra do Curral, a população conta mesmo é com a estrutura do Parque das Mangabeiras, que melhora a cada ano. Todo mês, o local recebe a visita de cerca de 30 mil pessoas, que buscam a oportunidade de um contato mais próximo com a natureza, para praticar atividades físicas, de lazer e culturais.

Visitantes dançam ao som da Banda Fio Metal na festa de aniversário (foto: (Beto Novaes/EM/D.A PRESS )
Visitantes dançam ao som da Banda Fio Metal na festa de aniversário (foto: (Beto Novaes/EM/D.A PRESS )

Considerado o segundo maior parque urbano do país, o Parque das Mangabeiras conta com uma área de 245 hectares e com a presença de três vegetações distintas – campos de altitute, cerrado e mata de galeria –, que, no local, exibe a grande concentração de mangabas, que deram nome ao parque.

Para os especialistas em meio ambiente, o Mangabeiras é um belo exemplo da capacidade de regeneração da natureza, já que se situa numa área que já foi completamente degradada pela mineração. Para os visitantes, traduz a união perfeita entre a beleza natural da região e as intervenções paisagísticas e arquitetônicas feitas no local.

OÁSIS A empresária Tatiana Cury, de 32 anos, é uma das frequentadoras desse oásis dentro da cidade, desde a sua infância. Hoje, leva a filha, Vitória, para tomar sol, correr e brincar. Júlia Cury, de 31, irmã de Tatiana, também aposta no local como opção de lazer. “O parque representa a oportunidade de fugir do urbano em que estamos o tempo todo inseridos. É um lugar excelente para as crianças, para o lazer e para se exercitar”, afirma.

As amigas Ana Maria de Andrade, de 31, Patrícia Viana Rocha, de 31, e Roma Pereira, de 29, também não perdem a oportunidade de passear com os filhos no local. Assim que chegam, escolhem a melhor sombra, abrem a toalha sobre a grama e começam o piquenique, enquanto a meninada brinca em volta, totalmente ligada à movimentação dos micos-estrelas pulando de galho em galho. “Isso aqui é o paraíso. Até o cheiro de natureza é forte. Os meninos se divertem, a gente descansa e recarrega as baterias”, ressalta Patrícia.

Para Homero, embora seja um dos mais requisitados dos cerca de 70 parques da cidade, o Mangabeiras ainda é subaproveitado. Segundo ele, a capacidade de receber é bastante superior e uma das grandes metas dos 30 anos é investir em medidas para atrair cada vez mais público para o local. Em três meses, a meninada vai ganhar novos equipamentos nas 11 ilhas da ciranda de brinquedos e os portadores de necessidades especiais também serão contemplados. Dois ônibus entram em circulação em 30 dias, para deslocamento dos visitantes nos principais pontos do parque. “Queremos proporcionar bons momentos de lazer e alegria aos belo-horizontinos”, destaca.

>> Programação de aniversário


Hoje – Domingo do samba
13h – Marina Gomes
14h – Ricardo Barrão
15h – Banda Cachaça com Arnica
16h – Guiné de Riga/Jorge Bonfá

Dia 11 – Sexta-feira da seresta
21h – Seresta ao pé da Serra, com o Grupo Diamantina em Serenata

Dia 12 – Sábado do jazz e blues
13h – Grupo African Beat
14h – Banda Low Fi
15h – Banda Gerar Jazz Fusion
16h – Banda The Celtas (Irlanda)
17h – Banda Músicas do Espinhaço

Dia 13 – Domingo cultural – Aniversário do Parque das Mangabeiras
A partir das 9h – homenagens
11h – Grupo de dança cigana
15h30 – Ale Magalhães (pop/rock)
16h30 – Gabriel Guedes e Rodrigo Borges (MPB)

Informações: (31) 3277-8277/3277-5398 e www.pbh.gov.br/parques


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)