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Estado de Minas

Adiado início de funcionamento dos radares que fiscalizam invasão de pista exclusiva


postado em 15/06/2011 20:19

Fiscalização pretende impedir que motoristas desrespeitem pista exclusiva para onibus, como ocorre na avenida Nossa Senhora do Carmo(foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)
Fiscalização pretende impedir que motoristas desrespeitem pista exclusiva para onibus, como ocorre na avenida Nossa Senhora do Carmo (foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)

 

A BHTrans adiou para esta quinta-feira o início da operação de fiscalização de invasores de faixas exclusivas de ônibus. Quatro radares instalados na Avenida Nossa Senhora do Carmo, na Região Centro-Sul da capital, vão flagrar carros, motos e caminhões que transitarem nas pistas reservadas para o transporte coletivo. Nos próximos meses, outros oito aparelhos vão fotografar infratores nas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado, onde serão implantados corredores de BRT (Bus Rapid Transit, sigla em inglês). Quem desrespeitar a lei pode ser multado em R$ 127,69 e perder cinco pontos na carteira de habilitação (infração grave).

Todos os detalhes da fiscalização serão apresentados pela BHTrans na manhã de hoje. Faixas de pano e folhetos informativos vão orientar os motoristas que trafegam na Avenida Nossa Senhora do Carmo. Os quatro radares estão instalados perto dos números 777 (entre as ruas Cristina e Rio Verde – sentido Bairro-Centro); 329 (entre as ruas Montes Claros e Outono – sentido Bairro-Centro); 500 (entre as ruas Montes Claros e Passa Tempo – sentido Centro-Bairro); e 624 (entre as ruas Passa Tempo e Rio Verde – sentido Centro-Bairro).

A operação é uma forma de forçar os motoristas a respeitarem a faixa criada especialmente para o transporte público na Avenida Nossa Senhora do Carmo, por onde trafegam 38 linhas de coletivos urbanos, com uma média de 130 mil passageiros por dia. Segundo a BHTrans, os ônibus transportam 59,2% das pessoas que circulam pela via e, desde julho de 2009, há uma faixa exclusiva para eles no local. A empresa de trânsito informa que a implantação de pistas para ônibus permite o aumento da velocidade desses veículos, reduzindo o tempo de viagem para os usuários e ainda oferece mais conforto e segurança em embarques e desembarques.

Fiscalização

 

Como a pista da Avenida Nossa Senhora do Carmo não é delimitada por barreiras – como nas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado – o controle dos veículos antes era feito apenas por agentes de trânsito. A fiscalização pouco eficiente é apontada como o principal entrave para o bom funcionamento das vias rápidas de ônibus em Belo Horizonte.

Instalados no mês passado, os aparelhos são capazes de identificar, por meio do tamanho e do peso do veículo, se trata-se de um carro, ônibus, caminhão ou moto. Se for flagrado um tipo de veículo proibido na faixa destinada aos coletivos, é feita uma fotografia instantaneamente. Como há carros que podem usar a pista exclusiva, como viaturas e ambulâncias em situação de emergência, um programa de computador descarta a autuação do veículo no momento de processar a multa. Os radares já foram aferidos pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MG) e homologados no Diário Oficial do Município (DOM).


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