Gestão Comportamental: como não errar na hora de contratar um novo funcionário

Empresa mineira de tecnologia cria software que ajuda empresas no processo de contratação de um futuro empregado. Solides é pioneira em automação de Recursos Humanos e gestão do comportamento reunidas em uma única plataforma


Wikimedia
 
Em fevereiro de 2018, o índice de desemprego no Brasil atingiu 12,2%, ou seja, 12,7 milhões de pessoas no país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas informações são referentes ao período entre novembro de 2017 e janeiro de 2018. Dentre essas pessoas, cerca de 85% são desligadas por questões de ordem comportamental. Com a premissa de solucionar esse problema de maneira eficiente, a Solides se consolida no mercado como pioneira em unir, em uma única plataforma, soluções de automação para recursos humanos e gestão comportamental, ferramentas que são essenciais para que o RH se torne mais estratégico e focado em resultados.
 
Fundada em 2010 por Alessandro Garcia e Mônica Hauck, em Minas Gerais, a HR Tech foi criada a partir de estudos, testes e teorias sobre perfis comportamentais. De posse desses dados, foi desenvolvido um script computadorizado para determinar os padrões do comportamento humano que poderiam gerar insights valiosos para os profissionais de RH. Além disso, sempre com foco em manter o alto nível de suas soluções, Garcia e Hauck também validaram o teste de perfil comportamental com profissionais de respeitadas instituições educacionais, com USP e UFMG.
 
“Após muita pesquisa e levantamento de dados, notamos que de cada cinco pessoas, três são demitidas por comportamento. Isso acaba gerando um alto impacto negativo tanto no custo de rotatividade, quanto em profissionais que são alocados em funções equivocadas para seus perfis, gerando baixa produtividade. Criamos nossas soluções justamente para mostrar o quanto a Gestão Comportamental é fundamental para provocar uma mudança positiva nesse ecossistema. Além disso, a validação de grandes estudiosos, como os profissionais da USP e UFMG, nos mostraram a importância de prover inteligência estratégica para o RH das empresas”, comenta Mônica Hauck.
 
Solides/Divulgação
Para atender as necessidades específicas de cada modelo de negócios, a Solides oferece duas soluções. O Profiler, que consiste em um teste de perfil comportamental que, por meio de um questionário que pode ser respondido em apenas sete minutos, gera mais de 50 insights sobre um colaborador. Tais dados mostram indicadores sobre estima, como ele lida com pressão, influências, empatia, detalhismo, capacidade de sonhar e muitos outros direcionamentos.
 
Por outro lado, o Solides Gestão é um sistema de automatização que conta com as funcionalidades essenciais para o bom funcionamento dos subsistemas de RH, unindo People Analytics e Gestão Comportamental. O software atua desde o processo de recrutamento e seleção até o desenvolvimento dos colaboradores, levando inteligência de dados para a Gestão de Pessoas em empresas de todos os portes. Além de disponibilizar testes de perfil comportamental, a plataforma permite cadastro completo dos colaboradores, realização da engenharia de cargos, otimização do processo seletivo e muito mais em um único espaço.
 
“O RH precisa de uma ferramenta que integre os seus processos, não deixando de garantir as funcionalidades necessárias para torná-lo cada vez mais estratégico. Por isso também incluímos no Solides Gestão um módulo de Recrutamento e Seleção, que tem a missão de otimizar processos seletivos com envio de e-mails de passagem de fase de maneira automática, cadastro e envio de provas e, claro, o selecionador terá todas as informações disponibilizadas em um dashboard completo e intuitivo”, explica Mônica.
 
Com crescimento de cerca de 10% ao mês em seu faturamento, mais de 30 mil clientes atendidos, mil profilers formados e mais de 5 mil relatórios comportamentais realizados por mês, a Solides é considerada hoje uma das HR Techs de destaque, que conseguem, de fato, solucionar problemas reais do RH. “Em um mercado de 122 startups focadas em recursos humanos, segundo estudo realizado pela Liga Ventures, vemos que ainda há muito a fazer para levar inovação ao ecossistema de atração, retenção e manutenção de talentos. Por isso nossa equipe sempre procura por novidades e ferramentas que possam atuar lado a lado dos gestores da área, provendo inteligência de dados e equipes de alto rendimento”, finaliza Alessandro Garcia.
 
Sobre a Solides:
 
A Solides é uma HR Tech especialista em Gestão Comportamental e People Analytics. Fundada em 2010, a Solides traz inovação e tecnologia para o mercado brasileiro, impactando e mudando o cenário de gestão de pessoas, com o objetivo de levar mais resultados estratégicos para o público de RH. A startup vem ganhando mercado e hoje possui mais de 3 mil clientes ativos usando a Gestão Comportamental para aumentar a produtividade e reduzir custos da empresa.
 
Sobre o Alessandro Garcia:
 
CEO e fundador da Solides, Alessandro é graduado em Estatística pela UFMG, com MBA em Engenharia e Inovação. Além disso, é especialista em Empreendedorismo e Inovação, pela Universidade de Stanford.  O empreendedor criou o RHPortal,  maior portal de RH da América Latina, e desenvolveu o Profiler, premiado nacional e internacionalmente. Especialista e referência em People Analytics, atualmente ministra palestras e cursos sobre esse tema para todo Brasil.
 
Sobre a Mônica Hauck:
 
Fundadora da Solides, Mônica Hauck é graduada e pós-graduada pela UFMG e FGV, com MBA em Gestão Empresarial e especialista em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. A empreendedora desenvolveu a ferramenta Profiler e, como referência em Gestão Comportamental, atualmente ministra palestras e cursos por todo Brasil. Também é vencedora do Prêmio Mulheres Notáveis, na categoria Tecnologia.


COMENTÁRIOS