Cadeira tecnológica que trata incontinência urinária chega ao Brasil

Equipamento inovador cria um forte campo eletromagnético para estimular a região íntima da mulher, reeducando a musculatura pélvica em apenas seis sessões


 
BTL/Divulgação
Um espirro intenso, um esforço para carregar algo pesado ou uma longa fila de espera até o banheiro. Essas são algumas das situações que podem levar a um escape do xixi e indicar um quadro de incontinência urinária. O tema constrange muitas mulheres, mas poucas sabem que 60% delas compartilham do mesmo problema. Para tratar, um dos mais modernos tratamentos acaba de chegar ao Brasil: uma cadeira tecnológica que gera estímulos na região íntima da mulher, reeducando a musculatura pélvica.
 
Batizado de Emsella, o equipamento é um dos avanços nos tratamentos de rejuvenescimento íntimo, muito trabalhado na dermatologia e na ginecologia, explica a dermatologista Luciana Saraiva, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “O rejuvenescimento trabalha a funcionalidade do aparelho genital feminino, conferindo saúde e bem-estar à paciente, com tratamentos que recuperam a firmeza da musculatura da região. É justamente essa a função do Emsella”, explica.

 
Como funciona

Renata Melo/Divulgação
 

O equipamento conta com a tecnologia Hifem (High-IntensityFocusedEletromagnetic), que cria um forte campo magnético, promovendo a contração das fibras musculares do assoalho pélvico. “O tratamento consiste em seis sessões, sendo duas por semana, em que a paciente fica sentada, de roupa, posicionando bem a região íntima no assento, durante 28 minutos”, explica Luciana. Após o período, a recomendação é de uma sessão a cada três meses, como manutenção.
 
Segundo a médica, a cadeira promove a educação neuromuscular do assoalho pélvico. “A forma como conhecemos essa reeducação muscular é com as sessões de fisioterapia. Elas são essenciais no tratamento da incontinência urinária. O grande diferencial da cadeira é que, enquanto em uma sessão de fisioterapia é possível trabalhar 100 exercícios, a Emsella trabalha 11 mil”, detalha.
 
Esse trabalho é feito conforme a intensidade das ondas eletromagnéticas do equipamento, que são controladas pelo próprio médico, ao longo do procedimento, explica a ginecologista e obstetra Clarissa Silveira, especialista em rejuvenescimento íntimo. “O tratamento é bem tolerado. A paciente sente um certo formigamento, pressão, contração na região. Essa regulagem da intensidade torna a sessão muito personalizada, pois, caso seja uma paciente mais idosa, podemos amenizar qualquer desconforto”, explica.

 
Indicações e contraindicações

 
Segundo Clarissa, a técnica é indicada para todos os tipos de incontinência como esforço, urgência e mista. Nos casos leves e moderados, a cadeira pode chegar a resolver por completo os sintomas, e, nos casos graves, que necessitam de cirurgia, ela pode atuar de maneira complementar. “Há casos em que a musculatura ao redor da uretra já está frouxa a ponto de haver a necessidade cirúrgica. De toda forma, essas pacientes precisam continuar com a fisioterapia. É exatamente aí que elas podem se beneficiar ainda mais com a Emsella”, detalha a ginecologista.
 
Segundo a médica, o procedimento é contraindicado para pacientes grávidas, com DIU de cobre, com placas metálicas no quadril ou joelho, por exemplo, bem como marcapasso. “Durante a gestação, não é possível fazer o procedimento, mas, depois, há indicação, pois a gravidez pode levar a mulher a ter um quadro de incontinência urinária. Se a paciente está planejando engravidar, pode fazer o tratamento preventivamente”, afirma Clarissa.
 

Vida sexual também é favorecida

 
Se no dia a dia o tema é tabu, até mesmo em consultório, as pacientes têm dificuldade em relatar a incontinência urinária ou desconhecem que sofrem com ela. “Cabe a nós, médicos, sabermos abordar o tema com a paciente, mostrando que tem tratamento. Estudos revelam que 95% das pacientes tratadas com a Emsella relatam melhora significativa na qualidade de vida”, afirma Luciana.
 
Segundo a dermatologista, a vida como um todo da paciente é favorecida, pois o tratamento para incontinência contribui também para a melhora da vida sexual. “A Emsella não trata somente a questão da incontinência. Há também uma melhora significativa na parte da função sexual, pois a musculatura do períneo é fortemente trabalhada”, explica.
 
Sobre Luciana Saraiva
Luciana Saraiva é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Luciana tornou-se especialista em dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seus estudos e experiências incluem aperfeiçoamento em Onco-dermatologia e Dermatoscopia no Instituto Nacional do Câncer (Inca), bem como estágio em Dermatologia no Ambulatório Geral, DST, Hanseníase, na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
 
Sobre Clarissa Silveira
Clarissa Silveira é ginecologista e obstetra, especialista em estética vaginal, rejuvenescimento íntimo e cosmetoginecologia, e membro da Sociedade Latinoamericana de Ginecologia Estética e Funcional (Solagef). Graduada em medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena, Clarissa fez residência médica em ginecologia e obstetrícia na Santa Casa de Belo Horizonte. Entre seus estudos e experiências estão cursos de ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia, patologia trato genital inferior e colposcopia, bem como residência médica em mastologia no Hospital Luxemburgo.
 
 
Mais informações acesse:www.emsella.com/pt/ 


COMENTÁRIOS