Uso de tecnologia a favor da saúde antecipa o futuro em clínicas de BH

Agilidade no atendimento, precisão nos diagnósticos e eficiência comprovada são o propósito do uso de aparelhos de ponta no tratamento de pacientes na capital mineira. Equipamentos vistos em filmes de ficção científica já são uma realidade nos dias de hoje


Carlos Altman/EM
 
No cinema, a medicina no futuro é usada para prolongar vidas e criar seres imortais. Quem assistiu ao filme Elysium deve lembrar-se da cena da câmara biomédica na Estação Espacial da produção futurista. Um único botão era capaz de escanear todo o corpo do paciente, analisar os problemas e reparar os erros através da engenharia genética. Tempos depois, outro filme Transcendence - a revolução discute  a inteligência artificial autoconsciênte. Na trama, é feito o upload da mente do Dr. Will Caster (Johnny Depp) para um supercomputador. Com acesso a todas informações na internet, o cientista se torna 'Deus' e, através do uso de tecnologia avançada, nanorobótica, e uso de células-tronco, passa a curar qualquer enfermidade, até mesmo, ressuscitar pessoas.  

Estamos muito longe desta revolução tecnológica, mas o futuro pode ser visto na clínica do Dr Paulo Coelho Andrade, em Belo Horizonte. Eleita e certificada entre as dez melhores clínicas odontológicas do Brasil pelo grupo Alemão Dentsply Sirona, ela está instalada na avenida Bandeirantes desde o ano de 1995. Ao longo dos anos, o mestre em implantodontia investiu pesado em equipamentos de última geração que pudessem auxiliá-lo e agilizar o tempo de tratamento dos pacientes. Há cinco anos, a clínica adquiriu o equipamento Cerec Omnicam da empresa alemã Sirona – líder de tecnologia no mercado odontológico.”Fui um dos primeiros em Minas Gerais no uso do Cerec CAD/CAM  que consiste no escaneamento e confecção de uma peça de porcelana em 3D. As vantagens são muitas: tudo é feito aqui na própria clínica. O processo é muito curto, em questão de minutos, uma coroa dentária, ponte ou uma faceta é esculpida. A qualidade final é infinitamente superior, não há distorção e nem de material e, o paciente, não perde muito tempo pela conclusão do tratamento. Diferente da técnica tradicional onde é feito um molde, depois a confecção da peça em um laboratório fora da clínica. O tempo de espera, nestes casos, pode durar dias”, conclui.

Da mesma empresa alemã, Dr Paulo Coelho Andrade trabalha com o tomógrafo Galileos computadorizado. “A qualidade da imagem tridimensional é incomparável. O aparelho é preciso ao registrar nitidamente toda face do paciente. Com o tomógrafo é possível  avaliar se há perda óssea, existência de cáries, infecções, além da localização dos nervos. Antes de executar qualquer procedimento clínico, principalmente nos tratamentos de implantes dentários, tenho uma visão geral da boca do paciente e consigo definir o tamanho exato do pino que será utilizado”.
Carlos Altman/EM

Outro destaque na clínica que nos faz lembrar da série Star Trek é o refletor iLed 3 Trumpf Medizin. Montado no bloco cirúrgico, ele projeta uma luz uniforme, com ausência de sombras, sobre a cadeira do paciente. E para aquelas pessoas que têm pânico de sentar numa cadeira de dentista, a clínica disponibiliza a sedação monitorada por computador, oxigênio central, oxímetro de pulso alemão e cardioscópio norte-americano, feita sob supervisão de um médico anestesiologista. “Estão surgindo no mercado novas turbinas mais silenciosas como as alemãs e austríacas. Disponibilizamos a sedação como opção para quem tem fobia a um tratamento dentário. Quando o paciente acorda, todo o procedimento foi concluído”, orienta Dr Paulo

Mais informações: http://implantodontia-mg.com.br

Calor, frio e emagrecimento

Carlos Altman/EM

Em outra clínica na capital mineira, a tecnologia é imprescindível na avaliação e escolha dos tratamentos adequados para os pacientes/clientes que procuram a Clínica do Dr Lucas Penchel.  Há quatro anos no mercado medicina estética, de emagrecimento e esportiva, o corpo clínico é formado médicos, nutricionistas e profissionais ligados a área da estética. De acordo com a Cléssia Cristina, administradora da clínica tecnologia é um grande aliado no diagnóstico e nas necessidades de cada  paciente. “O Dr Lucas Pachel esteve atento, desde o início, em ter equipamentos de ponta no auxílio dos profissionais para oferecer o melhor tratamento. Estamos sempre de olho nas novidades no mercado de saúde estética e corporal e procuramos incorporar aqui o que há de mais atualizado”, observa Cléssia.

O Dr. Philippe Vieira Saldanha, especialista em Biomedicina Estética e responsável técnico do setor de estética da Clínica Penchel vê a importância, nos dias de hoje, do uso da tecnologia em prol da saúde. “Quando um paciente chega aqui na clínica, ele passa por uma série de exames e, o princípio de tudo, começa na balança de bioimpedância. Ela é usada para fazer um exame extremamente preciso para avaliação indireta da composição corporal, fornecendo dados totalmente confiáveis de massa magra, gordura corporal, gordura visceral, água corporal total e taxa metabólica basal, fundamental para acompanhamento do paciente. Através desse equipamento é possível analisar a evolução do tratamento do paciente de forma mais precisa e indicar a terapia mais indicada para seu caso”.

Outros procedimentos tecnológicos

 

Hidrovitalis
Através de um equipamento acoplado ao computador um eletrodo é colocado em uma bacia contendo água  aquecida e sal, dependendo do tipo de desintoxicação desejada é possível fazer a eliminação de diversas toxinas acumuladas no organismo. Como os pés possuem mais de 2000 poros essa desintoxicação é feita através deles.É controlado por um software instalado no computador e possui mais de 2000 programas de desintoxicação e normalização.


Criofrequência
Carlos Altman/EM
O aparelho consiste em uma radiofrequência extremamente potente. Para entregar mais energia a camadas profundas da pele o eletrodo é resfriado -10º C . Além da proteção da epiderme, essa temperatura negativa do eletrodo provoca um choque térmico potencializando o resultado do equipamento. Pode ser utilizada para flacidez, melhora das estrias, gordura localizada, celulite, dentre outros tratamentos. O frio é condutivo (age de fora para dentro) e é controlado pela energia de ondas eletromagnéticas Radiofrequência Multipolar de 650 w e Monopolar de 400w, somadas 1.050 watts de potência. Sabendo que a onda eletromagnética Radiofrequência age por conversão (dentro para fora), esta continua sendo oferecida ao cliente, além de assegurar o controle de temperatura. O encontro das duas temperaturas além de garantir a segurança do cliente, produz choques térmicos aos tecidos, gerando um terceiro efeito fisiológico, desestabilizando o metabolismo local. Tamanha energia mobiliza não somente o colágeno, mas também a gordura, sendo indicado para flacidez tissular (facial e corporal) e gordura localizada.


As botas pneumáticas  Normatec 
Indicadas para atletas antes e póstreino, as botas fazem a compressão dinâmica externa e seu papel crucial na cura e recuperação de treinos e lesões musculares.A compressão imita a bomba muscular das pernas e dos braços, melhorando o fluxo sanguíneo. O sistema de compressão seqüencial é baseado na fisiologia normal, e em sinergia combina três técnicas de massagem distintas para acelerar o processo de recuperação normal do corpo. Realiza compressões no membro utilizado e permite melhorar a recuperação de uma lesão.


Laser de Co2 Fracionado 
Nos últimos anos, surgiram um grande número de terapias para rejuvenescimento. Na busca por tratamentos que apresentam efeitos positivos e com poucos atendimentos, surge a opção dos tratamentos baseados na tecnologia a laser. O laser fracionado age aquecendo a pele, causando estímulo e reestruturação das fibras de colágeno uniformizando a superfície cutânea; Os resultados são variáveis, podendo ser observados na primeira semana até 02 meses, e o estímulo do colágeno se mantém, progressivamente, até 06 meses após o procedimento. O tratamento com o laser de CO2 fracionado consiste na aplicação de um laser de alta potência e pode ser indicado para vários tratamentos estéticos , entre eles: rejuvenescimento da pele, melhora de rugas , cicatrizes, estrias, manchas


Em breve, a Clínica Lucas Penchel vai lançar um aplicativo onde os pacientes poderão acompanhar o tratamento e tirar dúvidas com corpo clínico atrás de mensagens. 


Mais informações: http://drlucaspenchel.com.br


COMENTÁRIOS