Tecnologia

BH participa do maior evento de cidades inteligentes do mundo

Carros elétricos, internet das coisas, energia sustentável e robôs inteligentes estarão no Smart City Expo Curitiba 2018. Ao todo, 22 empresas nacionais e internacionais exibirão soluções e inovações capazes de melhorar a qualidade de vida nas cidades


 
Smart City/Divulgação
A cidade de Belo Horizonte foi oficialmente convidada para participar nesta quarta-feira da primeira edição do Smart City Expo Curitiba – a edição brasileira do Smart City Expo World Congress –, que é o maior evento global sobre o tema de Cidades Inteligentes, que reúne mais de 18 mil pessoas de 120 países. O evento já ocorre anualmente em outras cidades ao redor do mundo como Kyoto (Japão), Montreal (Canadá), Puebla (México), Casablanca (Marrocos), Istambul (Turquia), Bogotá (Colômbia) e recentemente em Buenos Aires (Argentina).
 
Na comitiva que vai representar a capital mineira se encontra o presidente da Prodabel, Leandro Garcia; Marcos Boffa, diretor de Políticas e Turismo e Inovação da Belotur e Henrique Castilho, responsável na PBH sobre PPP ( parceria público privado) da iluminação pública de Belo Horizonte. Para o presidente da Prodabel, o congresso será a oportunidade de trocas de experiências. De absorver o conhecimento testado em outras cidades e incorporar as soluções para os problemas enfrentados na capital mineira como mobilidade, infra-estrutura urbana, sustentabilidade energética e conectividade. Além de projetar a BH como centro de inovação tecnológica.
 
"Belo Horizonte tem um programa estratégico para se tornar uma cidade inteligente. A capital mineira já tem vocação como celeiro de startups no país. Queremos incentivar mais empresas a repensar a cidade que vivemos e como a tecnologia pode melhorar a vida dos cidadãos. O mercado da tecnologia vai movimentar 200 bilhões de reais este ano no país. Queremos atrair parte desses recursos para a cidade e ganhar maior visibilidade internacional", comenta Leandro Garcia.
Smart City/Divulgação
 
O Smart City Expo Curitiba terá a presença de grandes nomes internacionais do urbanismo, arquitetura e agentes públicos que promoveram transformações em cidades pelo mundo.
 
Um dos principais nomes é o do arquiteto e engenheiro Carlos Ratti, diretor do Senseable City Lab do MIT, nos Estados Unidos, grupo responsável por estudar as tecnologias capazes de transformar a vida nas cidades. Ratti foi eleito pela revista Wired como uma das 50 pessoas capazes de mudar o mundo e atualmente é o presidente do Conselho de Agenda Global do Fórum Econômico Mundial sobre Cidades Futuras. Ratti é responsável pelo conceito de “cidades sensíveis”, que oferece ênfase para o lado humano da cidade mesmo em meio à sua transformação tecnológica.
 
O evento também receberá nomes de peso como Jorge Perez Jaramillo, ex-planejador-chefe entre 2012 e 2015 da cidade de Medellín, na Colômbia (referência em transformações urbanas), Frans-Antom Vermast, consultor de estratégias de planejamento urbano do Amsterdam Smart City, Tia Kansara, fundadora da Kansara Hackney, consultoria internacional que desenvolve soluções para problemas urbanos, Pedro Vidal, Gerente do Programa Santiago Smart City, Chile, Agustín Suárez, diretor geral de Gestão Digital da cidade de Buenos Aires, Argentina e Carolina Pozo, ex-secretária geral de Planejamento, Inovação e Governo aberto para a cidade de Quito, no Equador.
 
O Congresso do Smart City Expo Curitiba 2018 reunirá 18 palestrantes internacionais e 36 palestrantes do Brasil. Os debates ficarão concentrados em quatro temas: Tecnologias Disruptivas, Governança, Inovação Digital e Cidades Sustentáveis do Futuro.

 
 O que esperar do congresso

 
Smart City/Divulgação
Carros elétricos, controle remoto da rede elétrica, usina que transforma o lodo do
esgoto em energia, robôs que fazem exames oftalmológicos, plataforma de internet
das coisas que extrai dados para oferecer serviços públicos eficientes, aplicativos para
controle de acesso de prédios e de iluminação de cidades.
 
Essas são algumas das soluções tecnológicas que poderão ser conhecidas durante o
Smart City Expo Curitiba 2018, edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. Durante dois dias – amanhã, 28 de fevereiro e quinta-feira, 1º de março -, as pessoas poderão conferir os estandes de 22 empresas nacionais e internacionais dos setores público e privado que exibirão inovações capazes de transformar a vida das pessoas.
 
“A exposição dá aos participantes a oportunidade de ver projetos e tecnologias, além
de conectar todos os pontos do ecossistema de uma cidade inteligente, pois é onde os principais representantes urbanos se reúnem para lidar com desafios e inspirar soluções. Isso possibilitará a criação de redes, vendas, apresentação de projetos e grandes oportunidades de negócio”, afirma André Telles, co-fundador e diretor do iCities, empresa curitibana que promove o Smart City Expo Curitiba com a chancela da FIRA Internacional, entidade do governo espanhol.
 
O evento será realizado no Expo Renault Barigui, no Parque Barigui, em Curitiba, e terá duas grandes áreas: o congresso, com dezenas de palestrantes que são referência mundial no tema, e a exposição com 22 estandes.O acesso à área de exposição poderá ser feito de maneira gratuita após a realização de um credenciamento. Apenas a participação no congresso é paga.
 

Show de inovação tecnológica

 
Smart City/Divulgação
Um dos destaques será o estande de Itaipu, que é parceira global do evento. A binacional de energia apresentará, em parceria com a Renault, os veículos elétricos Twizy, que apresentam zero emissão de gases poluentes e fazem parte do Sistema de Compartilhamento Inteligente (SCI) de veículos elétricos, que conta com cinco Pontos de Mobilidade, com vagas exclusivas para os carros e eletropostos para recarregá-los. Ao todo, 11 Twizys são utilizados por cerca de 200 colaboradores da Itaipu cadastrados no sistema.
 
Outro destaque é o Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná, que permite saber com precisão a energia solar disponível em cada um dos 399 municípios do Paraná ou em qualquer ponto do estado. Uma das ferramentas é o Simulador de Potência Solar, que permite saber quanta energia poderá ser produzida em um projeto de geração solar, inclusive para residências.

Quem também terá a mobilidade como principal destaque é a startup 99, que espalhará pelo local do evento quatro estações para o aluguel de patinetes. A ideia é oferecer uma mobilidade mais sustentável e econômica. A empresa apresentará ainda pesquisas e projetos de tecnologia que ajudem os governos locais na redução de congestionamento e aumento da segurança viária nas cidades brasileiras.
 

Geração de energia e sustentabilidade

 
Já a Copel exibirá soluções para otimizar a medição e a configuração da rede elétrica.
Um dos projetos é a instalação de 15 mil medidores de energia na cidade de Ipiranga,
no Paraná, que permitirão coletar as informações sobre o consumo de energia
remotamente, sem a necessidade de deslocar profissionais para fazer a leitura. O
projeto segue o modelo de grandes redes inteligentes internacionais presentes nos
Estados Unidos e no Japão.
 
Outra atração será a instalação de equipamentos de automatização de rede, que
poderão identificar quedas de energia rapidamente, com religamento automático e
sem a intervenção de um operador. Quando ocorre uma falha permanente, o sistema
isola o trecho atingido e redireciona a energia para o maior número possível de
consumidores.
 
Quem também utiliza a tecnologia para oferecer recursos mais sustentáveis para a população é a Companhia de Saneamento do Paraná, a Sanepar. A empresa mostrará ao público o projeto CS Bioenergia, usina que transforma o lodo gerado pelo tratamento de esgoto e resíduos orgânicos em energia. Quando estiver em pleno funcionamento, a usina terá capacidade para gerar 2,8 MW de energia limpa, o suficiente para abastecer 2.100 unidades consumidoras ou 8.400 pessoas.
 

Internet das coisas e dispositivos conectados

 
Um dos princípios das cidades inteligentes é o de oferecer dispositivos conectados (Internet das Coisas) que tragam informações relevantes ao público e possibilitem o funcionamento de serviços públicos e a utilização de recursos de maneira mais eficiente. Diversos expositores apresentarão novidades tecnológicas a partir desse propósito.
 
A Teletex exibirá a plataforma “CKC – Kinetic for Cities”, da CISCO, uma das maiores empresas de TI do mundo. Ela pode reunir uma grande quantidade de dados a partir de dispositivos conectados e fornecer informações estratégicas para a melhoria do gerenciamento de tráfego, acesso à Internet em rede com e sem fio, estacionamento inteligente, iluminação inteligente com nós de serviços múltiplos, entre outros serviços.Nessa mesma toada, a Landys+Gyr apresentará pela primeira vez a plataforma Gridstream Connect, que conecta sensores e dispositivos inteligentes capazes de integrar redes para aplicações domésticas e industriais que contribuam para a melhoria da infraestrutura de uma cidade, além de possibilitar interações entre a população.
 
Já a Citelum apresentará a plataforma MUSE, dedicada à gestão completa de iluminação pública. Por meio dela é possível gerenciar os gastos de energia e melhorar a performance do sistema, ligar e desligar luzes e realizar a manutenção eficiente dos equipamentos públicos visando a redução de custos. Além disso, a empresa curitibana Redisul terá como destaque a aplicação L1 SmartControl, que permite controlar a iluminação de um prédio e os controles de acesso por meio de câmeras de vigilância, além de uma versão Agro, que permite o controle de Silos Graneleiros a distância (temperatura, umidade, nível de gases, volume estocado e controle de acesso).

 
Smart Plaza Vale do Pinhão

 
Além dos estandes, a área de exposição também contará com o espaço Smart Plaza Vale do Pinhão, estrutura para fomentar o networking e intercâmbio de conhecimentos, unindo demanda e ofertas de soluções inovadoras. O público poderá conferir projetos desenvolvidos em áreas como saúde, educação e planejamento urbano que estão sendo desenvolvidos no Vale do Pinhão, programa da Prefeitura de Curitiba que estimula uma maior conexão entre os diversos agentes do ecossistema de inovação da cidade (universidades, empresas, startups, pessoas físicas e governo, entre outros).
 
Um dos exemplos que serão exibidos é o do Adam Robô, criado pela startup Prevention. O robô pode pré-avaliar um paciente e realizar testes para diagnosticar doenças como miopia, hipermetropia, presbiopia (vista cansada) e astigmatismo. "Acreditamos que a apresentação desta nova tecnologia no evento deverá impulsionar ainda mais o crescimento da Prevention e potencializar o surgimento de novos negócios", prevê Juliano de Moraes Santos, criador da empresa.

 
Sobre o Smart City Expo Curitiba 2018

 
Curitiba foi anunciada oficialmente como sede da edição brasileira em Barcelona, em  novembro, durante o encontro mundial das Cidades Inteligentes, em cerimônia que contou com representantes de 700 cidades de todo o mundo e mais de 400 especialistas. 

O Smart City Expo Curitiba tem a chancela da FIRA Barcelona Internacional – consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona. O evento tem organização do iCities e apoio estratégico do World Trade Center Business Club, além da participação oficial da Prefeitura de Curitiba como anfitriã e do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação da cidade.

 
Serviço

Smart City Expo Curitiba 2018
Data: 28 de fevereiro e 1º de março de 2018
Local: Expo Renault Barigui 
Endereço: Alameda Ecológica Burle Marx, 2518 - Santo Inácio - Curitiba 
Horário: das 09h30 às 18h00
Telefone para contato: (41) 3019-1025
 Valores dos ingressos: R$ 1200 entre os dias 1º e 27 de fevereiro e R$ 1500 durante os dias 28 de fevereiro e 1º de março. A entrada na exposição é gratuita.


COMENTÁRIOS