Carga compartilhada

Mineiro faz sucesso nos Estados Unidos com a utilização adequada de espaços em caminhões. Além do melhor aproveitamento, a ideia é reduzir custos e fazer a entrega chegar mais rápido


 

O envolvimento dos mineiros com o empreendedorismo e a tecnologia está cada vez mais notável. Não apenas no cenário nacional, mas internacionalmente. Formado em administração e com larga experiência na área de logística, Murilo Amaral deixou Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, para aprimorar seus estudos em empreendedorismo, nos Estados Unidos. Na terra do Tio Sam, ele conheceu o venezuelano Alfredo Keri e, juntos, fundaram a Cargo42, startup focada em compartilhamento de cargas por empresas de transporte.

Atualmente com 35 anos, Murilo queria solucionar problemas sociais por meio da tecnologia e, com sua experiência no ramo, criou um serviço que identifica uma grande carência entreas empresas de transporte do mundo: a prática nada sustentável de realizar envios com caminhões subaproveitados – ou seja, com espaço inutilizado.
“Quis investir fora do Brasil e fui cursar uma escola de empreendedorismo nos EUA. Durante o curso, aproximei-me de um colega venezuelano e começamos e discutir a possibilidade de resolver problemas sociais com o uso da tecnologia. Tínhamos alguma experiência em logística e começamos a desenvolver a ideia de economia compartilhada. O objetivo é aumentar a eficiência de um caminhão usando a tecnologia para fazer uma ligação mais eficiente com pessoas que precisam do produto”, afirma Murilo Amaral, cofundador da Cargo42.

 

O serviço é muito simples: os interessados acessam o site ou o aplicativo da Cargo42 e fazem o pedido, inserindo seu endereço e o do destinatário. O sistema automaticamente pesquisa e informa os caminhões com espaço disponíveis mais perto do remetente, bem como as rotas que eles estão seguindo e o custo do envio. A startup fica com uma comissão que varia entre 10% e 15% por operação contratada.

 

Renown/Divulgação

 

RASTREAMENTO ON-LINE Após escolher a melhor opção, o contratante já se prepara para a chegada do veículo. Além disso, a Cargo42 disponibiliza rastreamento on-line em tempo real. Todo o processo pode ser feito em poucos minutos, gratuitamente, enquanto o trâmite de contratação e orçamento do mercado tradicional pode muitas vezes se estender por dias.
“Estamos fazendo parcerias com grandes empresas e estamos entregando pra eles algo que não têm. Com esse serviço estamos gerando valor. Os caminhões rodam mais cheios e o produto chega em menos tempo”, diz.

 

A Cargo42 foi fundada em Miami e, hoje, opera apenas nos Estados Unidos. Murilo conta que escolheu começar o negócio na região por conta do alto número de empresas de caminhão de pequeno e médio portes, que agregam valor ao serviço por um custo menor com o uso da plataforma. Além disso, segundo ele, muitas cargas que chegam para a América Latina passam por Miami.
“A cidade de Miami quer se tornar destaque no empreendedorismo. Ela está com um ecossistema de startups bem desenvolvido. As startups brasileiras que estejam pensando em ir para fora, a região de Miami oferece suportes e motivações para essas pessoas. A cidade quer receber as pessoas e suas ideias”, finaliza.

 * Estagiário sob a supervisão da editora Teresa Caram


COMENTÁRIOS