Que tal uma"força de amigo" para alavancar seu negócio?

Empresa mineira tem a chave para fazer sua ideia dar certo e expandir cada vez mais no mercado, a partir de conceitos e ferramentas inovadores


Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Ter uma ideia inovadora é o primeiro passo para o empreendimento. Criar um modelo de negócio que possa ajudar as pessoas mediante o uso da tecnologia tem sido cada vez mais comum no mundo. Belo Horizonte é referência em empreendedorismo no Brasil. Porém, essa prática ainda é algo que não está inserido em nossa cultura. E é a partir desse ponto que a FriensLab entra em cena.
Com o propósito de ajudar as pessoas que querem empreender mediante o uso das novas tecnologias e ferramentas, a startup visa tirar a sua ideia do papel e alavancar seu negócio.
Porém, nem sempre foi assim. Fundada em Janeiro de 2016, pelos sócios Juliano Loureiro, Matheus Santos, Gabriel Salgado e Bárbara Andrade, a FriendsLab começou suas atividades com propostas para três diferentes tipos de aplicativos. A dificuldade de encontrar algum parceiro investidor fez com que a empresa mudasse o foco. Por meio de atividades nas redes sociais, ela identificou grande dificuldade de outras pessoas e empresas em fazer o negócio crescer, tal como havia ocorrido consigo própria.
“Mudamos nosso negócio totalmente seis meses depois. Tem muita gente querendo empreender, mas não sabe qual o primeiro passo e nem o que fazer. Pensamos em ensiná-las como usar as novas tecnologias e ferramentas, e estamos modelando os negócios até mesmo já existentes. O objetivo é que as pessoas conseguiam potencializar seus negócios”, explica o CEO e um dos sócios-fundadores da FriendsLab, Juliano Loureiro.

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Independentemente do estilo do negócio, a FriendsLab está apta a atender. Embora o foco seja com as novas ferramentas digitas, a startup também atende clientes tradicionais e que não utilizam a web em seus negócios. Como resultado dessa parceria, o cliente recebe auxílio sobre como desenvolver e fazer o negócio funcionar. Em contrapartida, a FriendsLab expande seus horizontes e abre novos caminhos para que outros clientes possam entrar no “laboratório de amigos”.
“Seja qual for o estilo do negócio, vamos entendê-lo, ver as dificuldades e partir para ações. Tem cliente nossos que não tem site, assim como tem alguns bem desenvolvidos tecnologicamente. Literalmente, somos um laboratório de amigos. Visitamos o cliente e tentamos alcançar a melhor solução, fazendo com que os dois cresçam”, afirma o CEO.


ACELERAÇÃO Desde que começou a atuar como impulsor de negócios, a FriendsLab já impactou mais de 100 projetos. Entre eles estão parcerias com empresas grandes, como a Samba Tech, focada em soluções para vídeos on-line. Exemplificando como funciona essa parceria, Juliano explica que a startup já recebeu diversos clientes que foram indicados pela Samba Tech. Depois de passar por aceleração, eles voltam com o produto mais preparado e bem estruturado, o que abre, inclusive, novas portas.
Por fim, o executivo  que empreender não é fácil, até mesmo por conta da crise que assola o país. No entanto, ele afirma que, com ajuda de capacitados, tudo se torna possível, mesmo com quem tem pouco. “Falta quem ajudar e quem acreditar na ideia das pessoas. Empreender no Brasil ainda não é algo cultural. Elas precisam de uma ajuda para clarear as ideias. É preciso empreender. Dá pra fazer com pouco, mas o ideal é fazer de forma estruturada e responsável, e esse é o nosso papel: ajudar as pessoas a extrair as ideias e colocá-las em prática”, finaliza.

 *Estagiário sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares 

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