Startup oferece ajuda na redução de até 35% da conta de energia

Especializada em consultórias em eficiência energética on-line, a EnGuia ajuda os brasileiros a reduzir em até 35% os gastos com energia elétrica por meio de uma consultoria totalmente gratuita


Reprodução/Internet

Reduzir custos, talvez, seja uma das tarefas mais almejadas pelos brasileiros. A crise financeira que assola o país faz com que as pessoas utilizem da própria criatividade para alavancar negócios e criarem soluções viaveis para a população. E foi justamente deste modo que surgiu a empresa EnGuia.

 

Especializada em consultórias em eficiência energética on-line, a EnGuia ajuda os brasileiros a reduzir em até 35% os gastos com energia elétrica por meio de uma consultoria totalmente gratuita e personalizada sobre os equipamentos utilizados pelo cliente. Ela começou a dar seus primeiros passos na segunda metade de 2015, quando três pessoas se reuniram para criar um meio de informar a população sobre eficiência energética e possibilidades de econômia na conta de luz.
“Nós trabalhamos com eficiencia energetica há 12 anos e sempre atuamos no mercado corporativo. Ao longo dos anos, vinhamos sendo solicitados para fazer projetos para residencias, escritórios e pequenas lojas. No final de 2015, muito por conta da crise energética, resolvemos fazer algo pelos brasileiros”, conta o CTO e diretor de Marketing da EnGuia, Rodrigo Thedim.

 

O EnGuia nada mais é do que uma plataforma on-line (https://enguia.eco.br) no qual o cliente faz um rápido cadastro, inserindo informações importantes sobre o seu consumo de energia. Em poucos instantes, a plataforma informa sobre os dados de consumo. Entre ar-condicionado, iluminação, chuveiro elétrico, equipamentos, eletrodomésticos e outros, ele poderá saber onde gasta cada quilowatt consumido e quais ambientes de sua casa ou escritórios consomem mais energia. Segundo Rodrigo, ele e os sócios Rosana Correa (CEO) e Marcelo Pacheco (COO), passaram um ano tarnsformando as fórmulas em processos automáticos, buscando uma margem de erro que seja aceitável para o cliente.
“O aplicativo dá opções para as pessoas que estão utilizando. Ele fornece um guia de redução de consumo de energia. Nós queremos democratizar a informação e diminuir o consumo geral por meio de um questionário com todos os equipamentos que a pessoa tem em casa. Quão mais preciso ela for ao passar a informação, melhor o resultado. A resposta chega na hora e o atendimento é online”, diz.

Enguia/Reprodução

A conta de luz é um dos maiores vilões do orçamento doméstico e das pequenas empresas. Rodrigo volta a citar a luta dos brasileiros em poder arcar com todos seus compromissos financeiros e diz que as pessoas precisam de ter acesso à informação. “Estamos dando algo gratuito para eles terem acesso a como reduzir suas contas de luz, que é um percentual elevado de um gasto doméstico. É importantíssimo que todos se toquem e façam alguma coisa com relação a isso”, completa Rodrigo Thedim.

 

*Estagiário sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares 


COMENTÁRIOS