Startup faz trâmite entre escolas estrangeiras e agências de turismo

Serviço diminui o tortuoso caminho para quem busca a chance de estudar no exterior


Gustavo Gatto/Divulgação
 

Estudar fora é o sonho de muita gente, mas nem sempre é fácil arrumar as malas e sair do país. Além da distância e da saudade, muitas pessoas esbarram na hora de encontrar oportunidades e vagas, tanto em escolas high school e college, quanto em cursos de idiomas. Mesmo procurando o serviço das agências de intercâmbio/turismo, às vezes, o cliente não consegue se encaixar em alguma das vagas.

 

Prontos para solucionar esse problema, a startup Sellead, criada por Ricardo Lemos, com ajuda do COO (diretor de operações), Julio Pucciarelli, e do CTO (diretor técnico), Daniel Araújo, entra no mercado puramente B2B para realizar o trâmite entre as escolas estrangeiras e as agências de turismo, procurando sempre encontrar mais oportunidades para estudantes de todo o mundo.

 

Natural de Taquaritinga, no interior de São Paulo, Ricardo Lemos morou por cinco anos na Austrália, onde teve a ideia de montar uma agência de turismo. Com um relativo sucesso, ele voltou para São Paulo, em 2010, com o intuito de abrir uma agência local. Porém, decidiu investir em um sistema operacional próprio para fazer os trâmites do intercâmbio. Em entrevista exclusiva para o Estado de Minas, o CEO conta que largou a agência e, hoje, com a Sellead, trabalha em conjunto com as escolas internacionais e as agências de intercâmbio para encontrar oportunidades para estudantes.

“A escola estrangeira tem uma plataforma que faz o cadastro dos cursos oferecidos. Quando ela monta uma sala de aula no exterior, precisa ter um mix de nacionalidades, pois não adianta nada ter um curso de inglês em uma sala só com brasileiros, por exemplo. As agências de intercâmbio recebem para vender os cursos para os estudantes e, se a escola precisa de mais brasileiros, ela faz promoção e divulga para as agências específicas daquele local. Eu contato agências e escolas por meio de workshops e boca a boca. Fazemos uma campanha para ir atrás de agências. As escolas exigem que eu traga novos negócios”, conta.

 

Sobre sua estratégia de mercado, Ricardo alerta que foi importante, primeiro, ter contato com as agências. Uma vez que já existe essa relação, fica mais fácil oferecer a elas o que as escolas estão precisando. “Comecei focando nas agências e já temos relação com outras 23 em todo o mundo. As escolas só vão trabalhar com você caso isso gere valor pra elas. São mais de 40 mil cursos cadastrados, que mudam os valores todos os dias”, explica.

 

Missão Apex


A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) busca promover serviços e produtos brasileiros no exterior. Em uma missão promovida pela agência, a Sellead foi uma das cinco startups selecionadas para compor a Missão Brasil-França, em Paris, que ocorrerá entre 2 e 9 de Dezembro. Para se tornar uma Fintech em 2048, a Sellead pretende levantar investimento de R$ 1 milhão para colocar os planos em prática. Atualmente, 80% do faturamento da empresa vem do exterior, fruto de comissão paga por escolas e agências de intercâmbio que utilizam o sistema Sellead. A previsão para 2018 é faturar R$ 1,5 milhão, já atuando também com meio de pagamento.

“Nesta viagem, vamos ter contato com investidores, empreendedores, parceiros de negócios, clientes e startups. Todo dia, teremos visitas e reuniões de negócios. Esse é um mercado global, que movimenta US$ 100 bilhões todos os anos apenas com pagamento de cursos de intercâmbio. Porém, já somos muito demandados para intermediar também serviços de homestay, seguro-saúde, assessoria para imigração, por exemplo”, finaliza. As agências interessadas podem tirar suas dúvidas pelo site ou pelo telefone: (55) 16 3315-9950.


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