De lavagem a pequenos reparos

Eleita a melhor startup do Brasil no ano passado, a Easy Carros reúne, em um só ambiente, profissionais que oferecem todo tipo de serviços para o carro



Convenhamos, um carro todo sujo por dentro e por fora não está com nada! Entrar no possante e ver garrafas pelo chão, restos de comida, a lixeirinha cheia e muita poeira no painel chega a dar até desânimo. Mas o problema em si não é limpá-lo e sim encontrar tempo em meio à rotina extremamente corrida do trabalhador brasileiro. E foi exatamente assim, a partir de uma experiência própria, que o empreendedor Fernando Saddi lançou, em Janeiro de 2015, a Easy Carros, startup que conecta prestadores de serviços automobilísticos a clientes.

A plataforma, eleita a melhor startup do Brasil no ano passado pela G-Startup, reúne, em um só ambiente, profissionais que oferecem diversos tipos de serviços para o carro, como lavagem externa e interna a seco, lavagem ecológica, reparo de para-brisa e limpeza do ar-condicionado, entre outros serviços. “A Easy Carros tira a dor de cabeça de cuidar do seu carro, permitindo que as pessoas não percam tempo buscando locais confiáveis e com preços justos. Conectamos donos de carros com profissionais de serviços automotivos certificados e uniformizados que vão para sua casa, escritório ou estacionamento realizar o serviço, sem tirar o carro da própria vaga. Estamos presente em mais de 60 cidades, em 16 estados, com milhares de clientes. A Easy Carros transforma a experiência em cuidar do carro em algo mágico: clicou um botão e seu carro fica pronto”, afirma o CEO e fundador da Easy Carros, Fernando Saddi.

Além da comodidade de o cliente poder escolher o local onde será realizado os serviços, o valor de cada um deles está tabelado de acordo com o tamanho do automóvel. Saddi explica que a tabela é feita pela própria empresa e que o valor dos serviços é baseado em três fatores. “Primeiro, realizamos uma pesquisa nacional com mais de 1 mil prestadores de serviços antes do início da plataforma para saber a opinião deles. O segundo é o feedback dos nossos profissionais (easycarristas) que ocasionam na atualização constante da tabela, e o terceiro é o acompanhamento de uma avaliação de preço do mercado em relação a precificação, procurando adequar também em questão de volume, por exemplo, quando vamos atender uma frota. Com isso, realizamos o serviço com mais eficiência”, diz.

Easy Carros/Reprodução

ECONOMIA A empresa, inicialmente, entrou no mercado B2C (Business to commerce) e prestava serviços para o cliente por meio do comércio eletrônico. Porém, com o crescimento natural de uma startup, a Easy Carros aderiu ao mercado B2B (Business to Business) há mais de um ano. A sigla define transações comerciais entre empresas.

“Atualmente, temos em nosso portfólio de clientes o Grupo Bimbo, responsável pelas marcas Pullman e Nutella; o Grupo Bandeirantes, a Companhia Aérea Azul e a Movida, entre outros. A Easy Carros auxilia em uma economia de até 30% para essas empresas, já que, por meio de inteligência artificial, a startup consegue prever serviços que os carros integrantes da frota precisam fazer, além de oferecer um sistema totalmente automatizado de gestão de serviços e pagamento”, explica Fernando.

Pensando no futuro e em continuar crescendo como startup, a Easy Carros já planeja virar especialista no setor de mobilidade urbana. Fernando acredita que, cada vez mais, os carros estarão sob posse de empresas, não de indivíduos. “É o futuro da mobilidade. Com o Uber, terceirização de frotas e carros autônomos, empresas serão donas dos veículos. Antecipando-se a esse mercado, a Easy Carros pretende virar especialista nesse setor”, finaliza.

* Estagiário sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares


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