Gás em tempo real

Aplicativo foi criado para que a falta de gás nunca mais estresse quem estiver cozinhando, já que, com um simples clique, o produto estará na porta em poucos minutos


 

“Ó o gáaaaaas!!” Quando essa frase ecoa, é quase impossível não vir à mente lembranças de um carnaval agitado e maravilhoso em Belo Horizonte. Mas o assunto aqui não tem nada a ver com a festa e sim conectar revendedores de botijões de gás a clientes de todo o mundo, para o que foi criado o aplicativo Chama. 

O app, criado por Marijn van de Ven, holandês que se mudou para o Brasil há poucos meses, está disponível nas versões Android e iOS e forma parceria diretamente com os revendedores. Em poucos cliques, o cliente acessa diversas possibilidades de compra e realiza o seu pedido de botijão de gás em tempo real. 

“Começamos a testar esse modelo em maio do ano passado. Seis meses depois, fizemos o lançamento oficial em São Paulo. Para fazer o Chama crescer, foi necessário sacrifício e muito investimento. Nossa missão é facilitar o delivery de gás, a ponto de fazer com que o cliente nunca mais precise sair de casa para comprar o produto”, detalha o fundador, que ainda reforça o planejamento de milhões que serão investidos na plataforma nos próximos dois, três anos, sendo a maior parte destinada ao marketing. 

Antes de se ingressar no ramo com o próprio negócio, Marijn era consultor de estratégias da Monitor Deloitte. Durante 10 anos, ele realizou trabalhos pela Europa, África, América do Sul e Ásia, sempre focado nas estratégias digitais e inovadoras. Em uma dessas viagens – ao Brasil – ele percebeu que o mercado de botijão de gás se assemelha muito com o de táxi. “Quando o gás acaba enquanto se está cozinhando, a expectativa do delivery é de 15 a 30 minutos. A maioria das pessoas ainda faz o pedido via telefone. Com uma pequena equipe, começamos a pesquisar sobre, e logo vimos o tamanho e o potencial da oportunidade, oferecendo às pessoas a escolha do seu gás com base no preço, qualidade e velocidade de entrega. Logo depois disso, encontramos um investidor e começamos a construir a empresa”, conta.

Chama/Divulgação
 

 

TECNOLOGIA Em Belo Horizonte, o aplicativo já reúne mais de 150 revendedores de marcas, como Ultragás, Liquigás, Supergasbras, Minas Gás, Comgás, Nacional Gás etc. Os pedidos são feitos pelo aplicativo e o pagamento se dá segundo a preferência do cliente, direto para o revendedor. Realizar um pedido é muito fácil: basta baixar o aplicativo, inserir o endereço de destino, escolher o revendedor e a forma de pagamento e, por fim, acompanhar a entrega do gás. “Nosso maior desafio hoje, é ter a certeza de que o cliente teve uma experiência incrível, que começa com o download do aplicativo e termina quando o cliente se surpreende com a velocidade e a qualidade do serviços de delivery”, afirma Marijn.

Para o futuro, o Chama tem a ambição de se tornar o marketplace de gás número um no Brasil e expandir seus negócios para o restante da América do Sul e Ásia. “Ainda temos muito o que fazer para melhorar cada vez mais a experiência dos clientes. Estamos testando uma tecnologia que consiga calcular quanto gás resta dentro do botijão, apenas batendo um objeto de metal no vasilhame e analisando suas ondas sonoras. Isso, inclusive, ajudará as pessoas a prever quando vão precisar de um novo botijão”, finaliza o holandês.

 

* Estagiário sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares


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