Futuro distópico

Robôs, inteligência artificial e internet das coisas vão dominar a indústria

Empreendedores que participaram de um Seminário promovido, ontem, pela Abimaq e Crea-Minas se aprofundaram nos novos conceitos de como será a produção industrial no futuro próximo


Paulo Pianetti/EM
Racer 3, um pequeno robô que é automatizado para trabalhar com até três quilos (Foto: Paulo Pianetti/EM)

A Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos (Abimaq/MG) e o Conselho Regional de Engenharia a Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) formaram uma parceria para a realização do seminário “Manufatura Avançada, Inovação e Indústria 4.0”. 

 

Conhecida como 4° revolução industrial, a Indústria 4.0 engloba as novas tecnologias para automação e intercambio de dados, aplicadas a conceitos de Sistema Cyber-Físico, Internet das Coisas e Computação em Nuvem. Tudo que se trata de revolução, traz novidades e inovação ao mercado e, com isso, as fábricas se tornam mais inteligentes, proporcionando diversas mudanças na fabricação dos produtos.

 

O evento foi importante para introduzir o participante empreendedor no cenário de inovação industrial, pesquisa e manufatura avançada em Minas. Especialistas conhecidos do ramo contribuíram com o seminário, abordando também os principais desafios de gestão do conhecimento e apresentando casos de empresas que obtiveram sucesso na implantação da indústria 4.0. 

 

Com um feito mais didático, o seminário promoveu debates entre os participantes e a oportunidade de networking aproximando todos aqueles que possuem uma idéia disruptora ou que estejam atrás de métodos para transformá-las em protótipos e colocá-las no mercado.

 

Além das palestras, o seminário promoveu uma exposição de novas tecnologias e estandes das principais entidades e empresas apoiadoras da inovação. Como é o caso da empresa americana Comau, que expôs para todo o público o Racer 3, um pequeno robô que é automatizado para trabalhar com até três quilos, de acordo a sua programação.

 

Marcas nacionais também estiveram presentes no evento. O Simi (Sistema Mineiro de Inovação) é dirigido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Ensino Superior, e faz parte do programa Minas Digital. Ele esteve presente no evento promovendo a plataforma que conecta todo o sistema de inovação do estado, disponibilizando informações sobre empreendedorismo, ciência, tecnologia, inovação e divulgando soluções adequadas à sua demanda em momentos específicos.

 

 

*Estagiário sob a supervisão do subeditor Carlos Altman 


COMENTÁRIOS