De olho na política

Saiba tudo o que os políticos estão aprontando. Aplicativo monitora os passos de cada um deles

A plataforma Sr.Cidadão reúne os dados oficiais dos políticos, informações sobre suas campanhas e trabalhos nas casas legislativas


Sr.Cidadão/Divulgação
A política brasileira tem causado dor de cabeça para os cidadãos. Em meio a tantas denúncias e escândalos de corrupção que pairam em nosso país há anos – envolvendo do político mais simples ao Presidente da República - um grupo de estudantes criou o aplicativo Sr. Cidadão. As informações colhidas são todas oficiais, disponibilizadas após o sanção da Lei de Acesso à Informação, em 2011.
 
A ideia de criar uma plataforma que facilitasse o acesso da população às atividades dos nossos representantes políticos veio em meados de 2005, após os escândalos divulgados do mensalão. Na ocasião, o professor Wagner Gomes, em conjunto com os alunos Daniel Saback e Davi Duque, criaram um site, pegavam informações dos veículos de comunicação e distribuíam na plataforma. No entanto, justamente por falta de acesso às informações, tecnologia e a dificuldade em automatizar os processos, que o aplicativo foi lançado somente há 3 meses. “O projeto final nasceu em sala de aula, onde eu e meu colega de bairro nos encontramos com este professor na faculdade Pitágoras. Novamente, pela indignação do que foi revelado pela operação lava-jato, nós decidimos levar a ideia adianta, agora com a ajuda do aluno Victor Hugo Castro”, conta Daniel Saback, aluno do 6° período do curso de Sistema de Informação, da faculdade Pitágoras.
 
O aplicativo funciona de forma simples. Ele convida os usuários a escolher quais casas legislativas, quais estados e políticos que serão monitorados. A partir desta escolha, o eleitor passa a receber notificações periódicas das atividades de seus politicos escolhidos, ou seja, figuras importantes e públicas de Minas Gerais e do Brasil, como Aécio Neves, Adelmo Carneiro Leão e Jair Bolsonaro, poderão ser monitorados. “O eleitor escolhe os políticos, que tem suas ações noticiadas. Os alertas vão monitorar a presença no trabalho, a evolução de seus bens, os gastos, as doações recebidas e a votação em matérias no plenário. Assim sendo, ele pode reagir mediante as ações, sendo avaliadas como positivas ou negativas. Se positiva, o político recebe 1 ponto e, se negativa, lhe é retirado 1 ponto. A partir dai, cria-se um ranking que é exibido tanto no aplicativo quanto no site: https://site.srcidadao.com.br/#!/home”, afirma Daniel.
 
Além de emitir os alertas e disponibilizar um resumo dos políticos mais e menos curtidos pelos eleitores da plataforma, o Sr. Cidadão tem outras funcionalidades, como a possibilidade de envio de mesnagens para os políticos dentro do próprio aplicativo e compartilhamento nas redes sociais do voto de um político específico, ficha de bens, gastos e receitas de campanha.


COMENTÁRIOS