Mundo Digital

Conheça a plataforma web que é a grande concorrente dos aplicativos

O PWA é uma ótima alternativa para empresas que estão ingressando agora no mercado, pois, diferentemente dos apps, a plataforma tem aplicação responsiva, encaixando-se em um ambiente multitela e reduzindo bastante seu custo


Ambiente Digital/Divulgação
O mundo digital muda a uma velocidade rápida. O progresso tecnológico e as novas plataformas inventadas ingressam na sociedade com o objetivo de ser mais úteis e convenientes para os usuários do mundo web. O Progressive Web Apps (PWA) é uma plataforma web ainda pouco explorada no Brasil, que vem crescendo a ponto de utilizar tecnologia capaz de substituir uma parte dos aplicativos de celulares.

O PWA é semelhante aos aplicativos (Apps), com presença na tela inicial do mobile do usuário. No entanto, uma das diferenças é que o acesso se dá pelo navegador da internet, diferentemente dos aplicativos, que têm toda uma ferramenta e estrutura já direcionada. Mesmo se tratando de um meio web, a plataforma tem a funcionalidade “push” – as mensagens de notificação – ainda não disponível para todos os sistemas. O Android, por exemplo, já o disponibiliza.
Guilherme Cambraia/Divulgação

Familiarizada com as novas tecnologias digitais, a DTI Digital, empresa com foco na promoção da transformação digital, já ingressou nesse mercado, mesmo estando em fase inicial. Ela, inclusive, tem grandes clientes, como a Localiza, Supermix, MRV, Araújo e Banco Mercantil. De acordo com Vinicius Paiva, diretor da DTI Digital, o PWA une a busca à usabilidade, além de ser ótima solução para startups com orçamentos mais limitados. “Uma plataforma on-line não tem a mesma usabilidade que os aplicativos. Porém, ela tem a vantagem de ser buscável e indexada pelas buscas do Google. A partir desse ponto de vista, o próprio Google percebeu esse “gap” de mercado e quis inventar uma tecnologia que unisse as duas coisas. Ele também é uma ótima alternativa para empresas que estão ingressando agora no mercado, pois, diferentemente dos apps, o PWA tem aplicação responsiva, encaixando-se em mais de um ambiente, como Android, iOS, tablets e desktops, reduzindo bastante seu custo”, afirma.

NAVEGAÇÃO Paiva reforça, ainda, a ideia de que o PWA é uma alternativa que otimiza o consumo de dados móveis. “Além de unir a usabilidade com a busca, o PWA otimiza o consumo de memória no tráfego de dados móveis. Ou seja, mesmo com cobertura de uma banda larga ruim, você consegue uma boa navegação, pelo simples fato de ele ter um baixo consumo de rede”, reforça o diretor.

A DTI Digital estuda métodos viáveis para aplicar o PWA em seus projetos de construção de soluções customizadas e, por ora, está analisando os projetos internamente com diversos clientes. A expectativa é que nos próximos meses tenha-se uma definição de clientes aderindo à plataforma. “Mostraremos novidades nos próximos meses, mas não temos uma data definida ainda. Creio que não vá demorar muito”, completa Vinicius Paiva.

* Estagiário sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares

COMENTÁRIOS