Dez palestras de empreendedorismo digital encerram o Fire 2016

A programação começou com a apresentação do Kees Koolen, former CEO do Booking.com, que dividiu conhecimentos com os participantes e os incentivou a lançarem suas ideias


Edésio Ferreira/EM/D.A Press
Participantes do Fire 2016 aproveitaram as dez palestras do segundo dia do evento para compreender o que é realmente necessário para empreender, entrar ou crescer no mercado digital. A feira de empreendedorismo digital criada pela Hotmart - empresa pioneira na distribuição e venda de produtos digitais no Brasil - permitiu uma imersão no universo dos negócios digitais durante dois dias em Belo Horizonte.

A programação começou com a apresentação do Kees Koolen, former CEO e o nome por trás do incrível faturamento do Booking.com. Responsável pela internacionalização da Uber, Koolen dividiu conhecimentos com os participantes e os incentivou a lançarem ideias. "Todos nós cometemos grandes erros, se você não tem certeza de uma coisa, faça a escolha de ir em frente e testá-la". Koolen é investidor da Hotmart e de outras 40 startups ao redor do mundo.

A segunda palestra foi de Victor Damásio, especialista em marketing digital e idealizador do Congresso de Afiliados - evento que reúne os maiores afiliados digitais do Brasil. Damásio contou sobre a coragem que teve para mudar de carreira. Dentre os ícones que se apresentaram no evento, estavam ainda Charles Laveso, artista e professor de desenhos realistas, considerado um dos melhores desenhistas do Brasil, que ministra seminários para tatuadores e ilustradores na Europa, e a dupla Christian Wolthers e Matheus Benatti, cofundadores da Hutt, especialistas em análise de comportamento online, que atuam no Brasil e na Dinamarca. Eles destacaram que "idealizar o negócio é importante, mas o fundamental é agir. O mundo, o negócio e o mercado são digitais. As pessoas precisam estar atentas a isso".
Edésio Ferreira/EM/D.A Press

Olivier Roland, fundador do Blogueur Pro, blog criado para ajudar as pessoas a trabalhar escrevendo na internet, tornou-se a maior referência em blogs do mercado francês. Ele fatura 1 milhão de euros por ano e deu dicas de como fazer o próprio negócio explodir por meio da produção de conteúdo em blogs. Roland falou sobre tráfego, produção de conteúdo, frequência mínima de posts, propriedade e taxa de conversão. "O blog faz parte do ecossistema online do negócio. Além das outras plataformas, é importante ter um blog, já que nele você tem a liberdade de fazer o que quer e a interface é sua, ou seja, você não será influenciado por decisões externas. Deve-se superar o medo de começar e depois melhorar o conteúdo", recomenda.

Israel Salmen, founder e CEO da Méliuz, é um dos pioneiros do conceito de cashback no Brasil e hoje lidera a maior empresa brasileira neste segmento, que só em 2015 movimentou R$ 320 milhões em vendas. Ele apresentou a história da empresa, que tem parceria com varejistas de todo o mundo. Quando o consumidor compra o produto de qualquer marca através do site da Méluiz, a empresa recebe uma comissão pela venda e a divide com o consumidor, que tem uma porcentagem do valor da compra retornada. "Em nosso modelo de negócio todos saem ganhando. O varejista, o consumidor e nossa empresa. A ideia surgiu da nossa insatisfação com os grupos de compras coletivas. Queríamos algo que melhorasse a satisfação dos clientes", explica.

Bruno Pinheiro, referência em marketing e empreendedorismo digital, conhecido por viver viajando o mundo com a família enquanto ensina seus alunos a construir negócios digitais de sucesso, Bárbara Bono, publicitária e jornalista, mentora digital do Rock in Rio, Erico Rocha, considerado pela Revista Infomoney o principal especialista em marketing digital para pequenos negócios do país e Neil Patel, considerado pela Entrepreneur Magazine o profissional de marketing número 1 no mundo, foram os últimos palestrantes do dia.

O evento, que teve 19 palestras no total, deu sold out e a maioria dos participantes vieram de outras partes do país e do mundo. Nos intervalos das palestras, o público aproveitou o network, o estande de livros de empreendedorismo, os personagens de desenhos que animaram o ambiente, além dos jogos de videogames. "Esse mercado gera bastante interesse. É um mundo novo e atrai muita gente. Aqui é o lugar propício para descobrir o mercado digital e agregar mais conhecimento. Os participantes tiveram a oportunidade de se conectar com potenciais investidores, parceiros e clientes. O objetivo do Fire foi alcançado: incentivar novas ideias e fazer com que isso repercuta de forma positiva em todo o mundo", destaca João Pedro Resende, CEO da Hotmart, responsável pelo evento.

Edésio Ferreira/EM/D.A Press

COMENTÁRIOS