Universidade Fumec recebe palestra sobre Unreal Engine


Pela primeira vez, Belo Horizonte recebe uma palestra do Unreal Engine, ferramenta para criação de jogos da Epic Games. O evento será na Universidade Fumec e começa às 18h30 desta quarta-feira. Além de uma apresentação do engine, os participantes aprenderão a construir um endless runner para dispositivos móveis partindo do zero. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento.


O Unreal Engine é uma das ferramentas mais avançadas para o desenvolvimento de jogos digitais – e talvez, pela sua complexidade, não é tão usado entre os estúdios independentes brasileiros. Mas sua popularidade deve subir em breve: a Fumec fez uma parceria com a Epic Games para utilizar o engine no seu curso de Jogos Digitais: “No segundo semestre do ano passado, entramos em contato com a Epic Games, explicando o nosso intuito de adotarmos o seu motor de jogos no curso de Jogos Digitais. A Universidade FUMEC passou então a ser parceiro acadêmico do Unreal, tendo acesso a todo o material educacional e suporte oferecido pela empresa”, revela o professor João Victor Gomide, coordenador do curso.

O plano do professor é aproveitar o evento para marcar a implementação do conceituado Unreal Engine no curso de jogos digitais da Fumec, que agora disponibilizará aos alunos o treinamento em uma das ferrametnas mais avançadas e usadas no desenvolvimento de games no mundo todo. “Esse evento marca um momento de atualização e mudança no curso de Jogos Digitais da Universidade FUMEC. Estamos adotando um novo motor de jogo, ou engine, no curso de Jogos Digitais, o Unreal, por causa das suas qualidades e da sua política de uso e distribuição. A Epic Games, desenvolvedora do Unreal, está promovendo esse evento, com a palestra do evangelista do engine, para que possa demonstrar quão acertada foi a nossa opção. A Epic Games é desenvolvedora de jogos famosos também, como Gears of War, Unreal 2 e Unreal Tournament”, explicou João Victor.

Motores de jogos, também chamados de engines, são softwares que agilizam o fluxo de trabalho para desenvolvedores de jogos, fornecendo ferramentas e programas que reduzem o esforço com a programação. Recentemente a Epic Games mudou o seu modelo de negócios – ao invés de cobrarem licenças caríssimas como no passado, o Unreal Engine agora pode ser utilizado gratuitamente – se o jogo for lançado, a empresa cobra 5% da renda bruta.


COMENTÁRIOS