Seed bate recorde de candidaturas com mais de 1400 inscritos


Temos um novo recorde: 1.453 startups de 48 países se inscreveram para a seleção do terceiro Seed – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development, o programa de incentivo ao ecossistema local de empreendedorismo criado pelo Governo de Minas. As inscrições encerraram no dia 10 de fevereiro e ao todo, entraram mais de 4 mil empreendedores, de 52 nacionalidades diferentes e de 23 estados brasileiros.

A maior parte das inscrições veio do Brasil. Chile, Estados Unidos e Argentina foram os países estrangeiros com mais candidaturas. No Brasil, Minas Gerais foi o estado com mais inscritos, seguido por São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

O resultado da primeira etapa será divulgado no site oficial do programa no dia 30 de março. “A partir de agora, todas as startups inscritas passarão por um processo de análise, que vai selecionar as que possuem maior potencial de desenvolvimento e impacto no universo de inovação do estado”, explica Silvana Braga, Diretora Geral do SEED.

Nesta primeira fase os inscritos serão avaliados por um comitê julgador e as 160 com a melhor pontuação passarão por outras peneiras e entrevistas. No final da seleção, 40 startups serão escolhidas para participar do processo de aceleração a partir de maio deste ano, que incluí mentorias e um incentivo financeiro de até R$ 80 mil.

A terceira edição do programa traz como novidade um novo formato no sistema de verba, que passa a permitir que o incentivo seja concedido por antecipação e com contrapartida de apenas 5%.

Outra mudança importante é a mudança da sede para o Espaço CentoeQuatro, que vai abrigar um ambiente moderno e interativo de coworking.

Iniciativa reconhecida em 2013 e 2014 como uma das que mais contribui para o desenvolvimento do ecossistema brasileiro de startups, em suas duas primeiras edições o SEED já acelerou 73 empresas em fase inicial, sendo 53 brasileiras e 20 estrangeiras. Ao todo, já passaram pelo programa 176 empreendedores, de 19 nacionalidades diferentes.

 

 


COMENTÁRIOS