(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Tributarista revela porque mais de 780 mil empresas foram à falência no Brasil durante a pandemia da covid-19


19/06/2020 17:02

O advogado tributarista e empreendedor Eliézer Marins analisa os reais motivos que têm levado milhares de empresas durante a quarentena e a pandemia da covid-19.

Segundo a Boavista, principal analista do mercado de crédito no Brasil, os pedidos de falência no país subiram 30% em maio de 2020 em relação a abril deste mesmo ano, coincidindo com o encerramento da atividade econômica nos maiores mercados do país devido ao lockdown e a quarentena para conter o avanço do novo coronavírus.

No entanto, o advogado tributarista e empreendedor Eliézer Marins, CEO da Marins Consultoria, revela que o grande número de empresas que foram à falência no período pouco tem a ver com a emergência sanitária da covid-19, como muitos alegam: "Já são 780 mil empresas falidas alegadamente por causa do COVID no Brasil, sendo a maior parte delas em São Paulo. Mas a verdade que eles não querem que você saiba é que isto é por causa da incompetência da grande maioria dos senhores governadores e prefeitos do Brasil, devido aos efeitos das medidas de lockdown impostas pelos governos estaduais e municipais tendo como argumento o coronavírus. A verdade é que a guerra não é contra o COVID-19 mas sim política, é a grande chance que a esquerda e o chamado centrão achou para derrubar o governo do presidente Jair Bolsonaro. O fato é que crise econômica já aumentou o desemprego e, com isso, o Brasil pode ser empurrado de volta para o mapa mundial da fome."

Eliézer Marins| Foto: Rafael Cautella
Eliézer Marins| Foto: Rafael Cautella

Tendência aponta mais dificuldades pelo caminho

Eliézer Marins aponta que se os governos estaduais e municipais continuarem neste caminho, haverá mais dificuldade: "ninguém está subestimando o vírus, que sim representa um risco para a saúde das pessoas, mas as medidas tomadas contra a covid-19 foram desproporcionais. O pior administrador/causador da crise econômica é o governador João Dória. Com isso, São Paulo que é considerado o estado locomotiva do Brasil se tornou o que tem mais pedidos de falência, 73% dos pedidos realizados no país no mês de Março, e que seguiram altos em Abril e Maio, mais que o dobro da média nacional, que é de 30%.

Política e crise econômica

Por mais que esses números sejam ruins para o governo do presidente Jair Bolsonaro, o Boa Vista também informou em nota que houve um recuo no índice de falências, se comparado ao mesmo período em 2017, que estava atrelado à melhora nas condições econômicas apresentada entre o governo do ex-presidente Michel Temer e o início deste ano. Contudo "Como observado na análise mensal, a tendência é de que as empresas tenham mais dificuldades em meses", cita em nota a instituição.

Eliézer acredita que a maior falha de Bolsonaro não é administrativa: "O presidente junto com o ministro da economia, Paulo Guedes, está fazendo uma boa gestão de crise. Basta lembrar da sabedoria que o Guedes teve 2 semanas atrás, onde em uma estratégia digna de gênio ele injetou mais de 500 bilhões no Tesouro, contando que Bolsonaro injetou 1 trilhão de reais do dinheiro público. Parece até que o presidente previu essa crise toda há dois anos atrás, quando afirmou que nunca haverá estabilidade social na presença de fome, violência, miséria e de altas taxas de desemprego. Todo indivíduo deveria ter as condições de fazer escolhas que permitam preservar sua vida, sua liberdade e buscar sua felicidade, além do conforto de sua família. Hoje com a situação causada pelos governos estaduais não temos estabilidade social, emprego e nem mesmo a liberdade de fazer escolhas."

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)