Jornal Estado de Minas

SABARÁ

Annacris lança o single '(re)lembra?' que aborda a solidão da mulher negra



Como forma de encontrar o público depois da pausa nas apresentações causada pela pandemia da COVID-19, a cantora Annacris lança o single “(re)lembra?”, via streaming, e exibe seu clipe em um evento no Solar Dona Sofia, antiga Biblioteca Pública de Sabará, no dia 6 de maio. A exibição acompanhará a exposição “Abayomis” da artista, e também diretora do clipe, Massuelen Cristina. 



“(re)lembra” retrata a solidão de uma mulher negra, quando ela recorda um amor e faz um convite para viver aqueles momentos novamente. “Eu vejo a atemporalidade dessa música, que segue atual para mim, dialogando com a Annacris de 24 anos, assim como dialogou com a Annacris de 18 anos e dialoga com muitas outras pessoas, principalmente as mulheres negras”, conta a cantora.

A solidão da mulher negra, tratada na música, se refere às vivências dela em uma sociedade que não a coloca como pessoa com o direito de ser amada e cuidada.  Essa visão cruel é formada no imaginário coletivo que a mulher ideal, para amar e constituir família, não é a de pele negra.
 
“Mas a solidão da mulher negra não está exclusivamente no campo afetivo. Falando do meu campo de atuação, na caminhada na música, nos vemos incapazes de fazer e nos sentimos, muitas vezes, incompreendidas e sozinhas para realizar feitos. A solidão também existe dentro da arte”, analisa Annacris.





Annacris, nascida e criada em Sabará. na Região Metropolitana de Belo Horizonte, faz o movimento de fortalecer o cenário cultural da cidade histórica, firmando parceria com o produtor musical Thiago Guedes e o artista plástico Sérgio Pacheco para criar “(re)lembra”. “Construí de uma forma coletiva essa musica, que é uma realização não só minha, mas do Musa Lab, um selo da cidade. A gente vem tentando quebrar um pouco dessa história metropolitana, de sempre estar à margem da capital”.

A escolha do casarão colonial do Solar Dona Sofia, que abrigou muitos negros escravizados em Sabará, cidade histórica com passado escravagista, não se deu pelo acaso. A decisão de lançar o clipe e realizar a exposição no local tem valor simbólico: mulheres negras ocupando esse lugar com arte, como forma de ressignificar locais históricos e proporcionar mudanças para o futuro. 

“É a transformação do futuro e, principalmente, do presente, na forma de ocupar e fazer de uma forma diferente do que outras mulheres negras fizeram anos atrás, na época em que o casarão foi construído”, conclui Annacris.





SERVIÇO

Single “(re)lembra”
Lançamento: plataformas de streaming
Dia: 06/05

Exibição do clipe “(re)lembra” e exposição Abayomis
Local: Solar Dona Sofia - Rua Dom Pedro II nº 72 - Centro, Sabará
Horario: 19h
Valor: Entrada gratuita (ingressos podem ser retirados pelo Sympla)

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM



Ep.1: Movimento negro espera mais punições ao racismo em 2022
Ep.2: Como a literatura infantil feminista quer mudar a próxima geração
Ep.3: Visibilidade trans nas redes sociais: vozes ampliadas contra o preconceito
Ep.4: De que forma a gordofobia limita a existência de pessoas gordas?
Especial: "Bonequinhas": A vida das mulheres trans e travestis nas ruas de BH
Especial: "Bonequinhas": 'Quando se afirma travesti, você e uma travesti inteira'
Ep. 7: Autismo e TikTok: o ativismo e o cotidiano de Arthur nas redes sociais
Ep. 8: Literatura indígena e os cordéis da escritora e poeta Auritha Tabajara
 
*Estagiária sob a supervisão de Márcia Maria Cruz