(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POETA REVELAÇÃO

Autora de 22 anos que recitou poema em posse de Biden lidera vendas

Amanda Gordon conquistou a admiração dos americanos e seus livros ainda inéditos foram parar no topo da lista de reservas da Amazon


23/01/2021 04:00 - atualizado 23/01/2021 07:47

Aos 22 anos, a autora, que sofreu de gagueira na infância, demonstrou calma e carisma na declamação de seu potente poema sobre os Estados Unidos na posse do novo presidente do país (foto: Patrick Semansky/AFP)
Aos 22 anos, a autora, que sofreu de gagueira na infância, demonstrou calma e carisma na declamação de seu potente poema sobre os Estados Unidos na posse do novo presidente do país (foto: Patrick Semansky/AFP)
Recordes de pré-venda, prêmios e elogios: os Estados Unidos se renderam à jovem poeta negra Amanda Gorman desde sua comovente participação na cerimônia de posse do presidente americano, Joe Biden. 

Três de suas obras – uma coleção de poemas, um livro para crianças e uma edição especial dos versos recitados para o 46º presidente dos Estados Unidos – lideravam nesta sexta-feira (22/01) as vendas de livros na Amazon.

O que é mais surpreendente é que nenhum deles ainda foi publicado e os ansiosos novos fãs de Gorman terão que esperar até abril, ou setembro, no caso de Change cings: A children's anthem, versos ilustrados para os mais jovens.

Mas isso não os dissuadiu de recorrerem em massa para pré-encomendar os livros, a ponto de colocar a nova artista e ativista à frente de Barack Obama, cujo livro de memórias, Uma terra prometida, está no quinto lugar na lista dos mais vendidos.

O ex-presidente ficou impressionado com Gorman, que, com apenas 22 anos, recitou na quarta-feira com graça e uma confiança assombrosa um poema de sua autoria: The hill we climb (A colina que subimos). 

OBAMA 

Ela "ofereceu um poema que foi para além do momento. Jovens como ela são a prova de que 'sempre há luz, se formos suficientemente corajosos para vê-la; se formos suficientemente corajosos para sê-lo'", tuitou Obama, pegando carona em um par de versos que a jovem recitou na cerimônia.

A estrela de televisão Oprah Winfrey, a ex-candidata presidencial democrata Hillary Clinton e a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz paquistanesa Malala Yousafzai, ativista em favor da educação, também elogiaram seu trabalho.

Em um dia, ela ganhou 2 milhões de seguidores no Instagram e mais de 1 milhão no Twitter e seus versos já foram inclusive musicados pelo americano Rostam Batmanglij. Originária de Los Angeles, criada pela mãe solteira, ela sofreu de gagueira quando era criança, problema que Biden enfrentou até o início da vida adulta. A dificuldade na fala a animou a se dedicar à escrita.

Menina prodígio, ganhou seu primeiro prêmio de poesia aos 16 anos e foi considerada a "melhor poeta jovem" do país três anos depois, enquanto estudava sociologia na prestigiosa Universidade de Harvard. 

Antes dela, outros cinco poetas, entre eles Robert Frost e Maya Angelou, foram convidados à cerimônia de posse dos presidentes dos Estados Unidos, mas nenhum deles era tão jovem.

Seu nome foi sugerido aos organizadores da cerimônia por Jill Biden, a primeira-dama, que tinha assistido a uma de suas leituras.

Em dezembro, então, pediram-lhe que escrevesse uma ode à "América unida", uma mensagem que o presidente democrata está empenhado em transmitir.

Ela havia escrito apenas metade do texto quando apoiadores de Donald Trump invadiram o Capitólio, em 6 de janeiro.

Horrorizada, escreveu de uma vez o final do poema. "Não somos uma nação partida; só uma nação inacabada."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)