(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Festim traz apresentações gratuitas na sétima edição em Belo Horizonte

O Festival de Teatro em Miniatura exibe 22 espetáculos de hoje a domingo, com o Grupo Girino na abertura do evento


25/09/2018 09:35 - atualizado 25/09/2018 09:38

(foto: Carol Santos/Divulgação)
(foto: Carol Santos/Divulgação)
O Festival de Teatro em Miniatura (Festim) abre hoje sua sétima edição em Belo Horizonte e apresenta,  até domingo, 22 espetáculos nacionais e internacionais, gratuitamente, em diversos espaços públicos da cidade, como o Parque Municipal, Parque das Mangabeiras, Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Praça da Liberdade, Sesc Palladium e o teatro de arena da Rainha da Sucata.

A peça As aventuras de Matias, do Grupo Girino, inaugura a programação. O palco das aventuras do garoto é a banheira em que ele toma banho. Graças à imaginação do menino, a água passa a ser um mar de onde provêm diversas criaturas intrigantes. “Faz oito meses que estamos desenvolvendo essa montagem. A gente pegou como gancho essa hora do banho, que é um momento lúdico para muitas crianças. No enredo, personagens inanimados ganham vida e transformam tudo aquilo numa grande aventura”, explica Iasmim Marques, diretora de produção do Festim e do Girino. Ela estará em cena, manipulando os bonecos e o cenário. Ao seu lado terá o ator e músico Edu Souza, que vai tocar e fazer a sonoplastia ao vivo. “É um espetáculo musical, com uma trilha totalmente original, assinada por Leonardo Mendonça. Todas as canções têm a ver com a história, com as aventuras que o Matias e seus ‘novos amigos’ estão vivendo”, diz Iasmim.

ADULTOS Uma das novidades desta sétima edição do Festim é a inclusão de um espetáculo destinado exclusivamente ao público adulto. A companhia argentina El Jardín apresenta sua intervenção Rojo profundo deseo, que faz parte de uma trilogia erótica criada a partir de uma leitura erótica do tríptico O jardim das delícias terrenas, de Bosh. A intervenção é apresentada em caixas de teatro lambe-lambe, técnica do teatro de bonecos em que o público assiste ao espetáculo por meio de um visor e com fones de ouvidos.

“É um trabalho bem performático e muito interessante. Ele será encenado no teatro de arena da Rainha da Sucata, de graça, mas na Casa do Jornalista, como faz parte da Mostra de Arte Erótica, que reúne festa, exposição e shows, os ingressos custam R$ 10”, avisa a produtora e artista. Iasmim afirma que, embora a programação possa atrair todas as faixas etárias, eles queriam um espetáculo especificamente voltado para os adultos e que fosse encenado à noite.

Na opinião dela, o teatro em miniatura permite uma aproximação maior entre os artistas e seu público.  “Não são espetáculos voltados para grandes salas, grandes plateias. As pessoas assistem e imediatamente dão feedback ao artista”, diz.

E não só de espetáculos vive o Festim. A agenda ainda traz laboratórios para troca de experiência e de projetos, rodas de conversa e o lançamento da revista Anima, que também está em sua sétima edição. “Todos os anos a gente faz essa publicação, que traz texto e imagens de pesquisadores, acadêmicos, artistas, sobre esse tipo de teatro. Em 2018, vamos aproveitar e apresentar um mapeamento inédito sobre o teatro em miniatura na América Latina. Catalogamos 300 trabalhos”, afirma.

>> PROGRAME-SE
Confira alguns dos 22 espetáculos que estão no 7º Festim

>> As aventuras de Matias
(Grupo Girino)

Hoje (25), às 14h, e amanhã, às 14h, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium
(Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro). Entrada gratuita

>> Rojo profundo deseo
(El Jardín)

Sexta (28), às 21h, na Casa do Jornalista
(Av. Álvares Cabral, 400, Centro).
Ingressos: R$ 10. Classificação 18 anos.
Domingo (30), às 16h, na Rainha
da Sucata (Av. Bias Fortes, 50, Lourdes).
Entrada gratuita. Classificação 18 anos

>> A caixa misteriosa  
(Marco Aurélio Bari)
 
Sexta (29), às 14h, no Parque Municipal, e domingo (30), às 12h, no Parque das Mangabeiras

>> Afuera  
(Oani Teatro, Chile).

Sábado (29), às 14h,
no Parque Municipal, e
domingo (30), às 9h,
no Parque das Mangabeiras

>> Desencaja
(Teatro Pedra Libre, Argentina)  

Sábado (29), às 13h30, no Parque Municipal, e domingo (30), às 9h,
no Parque das Mangabeiras

7º FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura

Mostra de espetáculos, café-debate e lançamento da sétima edição da revista Anima. De terça (25) a domingo (30). Entrada franca. Programação e mais informações: www.festim.art.br.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)