(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARTES VISUAIS

Nove artistas propõem nova forma de desenhar, na mostra 'Dias fora de tudo'

Exposição que será aberta no Centro Cultural UFMG, na sexta-feira (1°/4), terá obras criadas, apagadas e reconstruídas por seus autores


31/03/2022 04:00 - atualizado 30/03/2022 23:46

Artista plástica Camila Moreira faz desenho,usando carvão, em tela na parede
Camila Moreira prepara ''Sobre o silêncio'', desenho que apresentará no Centro Cultural UFMG (foto: Acervo pessoal)

O Centro Cultural UFMG retoma as atividades presenciais nesta sexta-feira (1º/4), com a abertura da exposição coletiva “Dias fora de tudo”, que traz desenhos de artistas, professores e pesquisadores do Núcleo de Estudos e Ensino em Desenho Contemporâneo (Nedec). A mostra ficará em cartaz até 8 de maio.

Camila Moreira, coordenadora do Nedec e professora da Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, explica que se trata de montagem processual, que teve início há duas semanas e se estenderá até o dia de encerramento.

“Alguns artistas vão ter seu trabalho pronto até sexta-feira, e outros vão continuar com ele durante o percurso”, afirma.

''Em um dado momento, cada artista, entendendo seu processo, vai começar a apagar aquilo que produziu, acreditando que o apagamento é uma nova forma de desenhar''

Camila Moreira, artista plástica


CONVITE AO PÚBLICO

Além da própria Camila Moreira, com desenhos em carvão, a exposição reúne obras dos artistas e professores Andréa Vilela, Roberto Bethônico e Rodrigo Borges, da UFMG; Isaura Pena, Júnia Penna, Letícia Grandinetti e Marcelino Peixoto, da Universidade do Estado de Minas Gerais; e Glayson Arcanjo, da Universidade Federal de Goiás.
        
A ideia é que o público acompanhe a construção e, posteriormente, a desconstrução (ou “reconstrução”, segundo Camila) do que está exposto.

“Em um dado momento, cada artista, entendendo seu processo, vai começar a apagar aquilo que produziu, acreditando que o apagamento é uma nova forma de desenhar”, explica a professora. “Vamos finalizar a exposição com boa parte apagada, mas tendo gerado um novo desenho”.

O público poderá acompanhar os autores criando e apagando trabalhos, mas sem interagir com esse processo. “No meu caso, a obra já está muito adiantada e vou me dedicar bastante ao apagamento. Quem estiver lá poderá me ver reconstruir o desenho de outra forma”, afirma Camila Moreira.

Criado em 2019, o Nedec tem a premissa a discutir o desenho e suas formas de experimentação, inclusive dialogando com outras formas de linguagem.

Durante a pandemia, foram realizadas reuniões e discussões de forma remota. O Nedec organizou o 1º Encontro Internacional de Desenho Contemporâneo, realizado on-line, que contou com a presença de artistas brasileiros e estrangeiros.

Camila afirma que os questionamentos estimulados pela quarentena fizeram com que o grupo voltasse sua atenção para aspectos ligados ao surgimento e às origens do desenho, o que contribuiu para dar origem à exposição.

Mulher cruza galeria, onde se vê, ao fundo, obra da artista plástica Isaura Pena
Trabalho da artista Isaura Pena, professora da Uemg (foto: Camila Moreira/divulgação)

“DIAS FORA DE TUDO”

Coletiva. Grande Galeria do Centro Cultural UFMG. Av. Santos Dumont, 174, Centro. Abertura nesta sexta-feira (1º/4), às 19h. Até 8 de maio. De terça a sexta, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. 
Entrada franca. Informações: (31) 3409-8290

* Estagiário sob supervisão  da editora-assistente Ângela Faria


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)