(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CINEMA

Produções dirigidas por indígenas são destaque do festival Filmambiente

Programação on-line vai exibir longas, curtas e médias-metragens que abordam temáticas ligadas à ecologia e aos direitos humanos


28/10/2021 04:00 - atualizado 28/10/2021 07:44

Personagem leva roupas femininas coloridas penduradas num tronco na cena do filme dirigido pelos indígenas Isael e Sueli Maxakali
O longa 'Yamiyhex: as mulheres-espírito' foi filmado em Minas pelos diretores Isael e Sueli Maxakali (foto: Filmambiente/divulgação)
O Festival Internacional Filmambiente, dedicado a causas ecológicas, começa nesta quinta-feira (28/10). Realizado desde 2011, o evento adota o formato on-line pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia. A programação reúne 20 longas-metragens, 21 curtas e dois médias, distribuídos entre mostras temáticas e competitivas.

A edição deste ano coincide com a COP-26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, realizada na Escócia. Curadora do Filmambiente, Valéria Burke diz que filmes são uma boa ferramenta para passar mensagens em favor da defesa da natureza.

“É uma forma de as pessoas se tocarem (em relação à causa ambiental), no sentido mais profundo de se emocionarem e visualizar formas de vidas mais sustentáveis”, afirma ela.

Valéria Burke também associa a luta ecológica aos direitos humanos. “Dificilmente, a gente vai ter um mundo totalmente sustentável se não for um mundo com mais justiça social”, comenta. Esse pensamento se reflete na mostra “Deslocados”, em que seis filmes abordam a questão humanitária das migrações.

A mostra “Por nós mesmos” exibirá filmes dirigidos por representantes de povos originários de diferentes países. Entre eles está o longa “Yamiyhex: as mulheres-espírito”, rodado em Minas Gerais pelos diretores Isael e Sueli Maxakali, em parceria com Roberto Romero e Carolina Canguçu.

O filme mineiro aborda a festa de mulheres-espírito que passaram meses na Aldeia Verde, em Ladainha, no Vale do Mucuri.



Na palestra de abertura, nesta quinta, a psicóloga Mariana Clark vai abordar as perdas impostas pela COVID-19, que já causou mais de 600 mil mortes no Brasil. O país enfrenta também desafios ambientais e sociais, como queimadas e a devastação de biomas, por um lado, grilagem e invasão de terras indígenas, por outro.

De acordo com a curadora, o formato virtual permite ampliar o alcance do festival. Quando era realizado presencialmente, o Filmambiente se restringia ao local das exibições, lembra. A programação on-line, por sua vez, pode ser acessada em vários locais, finaliza Valéria Burke.

* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria
 
Crianças brincam em cena do filme canadense 'Sem rumo: uma história rhohingya'
Cena do filme canadense 'Sem rumo: uma história rhohingya' (foto: Filmambiente/divulgação)

EM DESTAQUE

» Quinta (28/10)
11h: Palestra “Perdas e luto: desafios da pandemia”, de Mariana Clark

» Sexta (29/10)
19h: Filme “Os guardiões da floresta”, de M. Baring e K. Mendes (Brasil)

» Sábado (30/10)
19h: Filme “Sem rumo: uma história rhohingya”, de M. Carrier e O. Higgins (Canadá)

» 3/11
19h: Filme “Yamiyhex: As mulheres-espírito”, de I. Maxakali, S. Maxakali, R. Romero e C. Canguçu (Brasil)

. Programação completa neste link.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)