(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Milton Nascimento pede "Fora Bolsonaro" com "Cálice", símbolo da repressão

O cantor mineiro postou vídeo no Instagram interpretando a canção censurada de Chico Buarque e Milton Nascimento


07/09/2021 14:15

Milton postou vídeo em sua conta no Instagram e pediu 'Fora Bolsonaro'
Milton postou vídeo em sua conta no Instagram e pediu "Fora Bolsonaro" (foto: Reprodução: Instagram)
Canção-símbolo da repressão durante a Ditadura Militar (1964-1985), “Cálice”, composta por Chico Buarque e Gilberto Gil em 1973, foi a música escolhida por Milton Nascimento para protestar contra o governo Bolsonaro.
 
O cantor mineiro interpretou a cappella trechos da música em vídeo postado em sua conta no Instagram. No post também escreveu "Fora Bolsonaro".
 
Censurada, “Cálice” ficou proibida durante cinco anos. Milton participou da gravação original de Chico, lançada em álbum de 1978 ao lado de outras canções que falavam do período, como “Apesar de você”.
 
"Cálice" foi composta para o show Phono 73, evento realizado no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, em maio de 1973. 
 
No dia do show, quando Gil e Chico começaram a interpretá-la, tiveram os microfones desligados. De acordo com o baiano, a canção havia sido apresentada à censura e eles foram recomendados a não cantá-la.
 
Os dois haviam decidido cantar apenas a melodia da canção, pontuando-a com a palavra "cálice", mas isto também não foi possível. Através de metáforas e duplos sentidos, a letra fala sobre a repressão e a violência do governo autoritário.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)