(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Documentário revela histórias de voluntários de vacinas para COVID

''voluntário ****1864 - quem são os anônimos da vacina?'' mostra por que brasileiros se candidataram a ajudar no desenvolvimento de imunizantes


31/07/2021 04:00

(foto: GLOBO/Divulgação)
(foto: GLOBO/Divulgação)

O documentário “voluntário ****1864 – quem são os anônimos da vacina?”, dirigido por Sandra Kogut, será exibido neste domingo (1º de agosto), às 23h, na GloboNews. Vacinas de diversos laboratórios vêm sendo aplicadas em milhões de brasileiros e são a arma mais importante na proteção contra o coronavírus. Mas para chegar até a fase de aplicação em pessoas, foram muitos estudos clínicos e testes controlados, que contaram com um importante fator humano: os voluntários. E é isso que propõe o filme de Kogut: relatar histórias de brasileiros que decidiram participar do processo de desenvolvimento dos imunizantes. São várias motivações e um único objetivo: o bem comum. Amanhã,, a produção também será disponibilizada para assinantes da plataforma Globoplay.

• • •

O documentário acompanha 10 personagens a partir do momento em que preenchem o cadastro para participar dos estudos. Mostra a expectativa de serem aceitos ou não, o momento da aplicação da vacina, a rotina nos meses seguintes e o momento mais esperado: descobrir se receberam placebo ou vacina. Tudo feito em formato de diário pessoal, produzido de forma remota pelos próprios personagens. Sem filtros, os voluntários contam as motivações que nortearam a decisão, como o relacionamento com amigos e familiares foi afetado e os sentimentos ao receberem notícias de fracassos ou sucessos clínicos dos laboratórios. “Todo mundo se reconhece nesse filme, porque, em alguma medida, é a história de todos nós nestes últimos 12 meses. Mas o filme é também uma carta para o futuro. Um dia, vamos olhar para trás e ver essa história tão trágica pelos olhos dos heróis anônimos, das pessoas comuns”, afirma Sandra Kogut.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)