(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Gustavo Andrade lança dois álbuns de blues

O lado do bem traz 11 canções autorais e Studio sessions II apresenta 13 clássicos internacionais


22/09/2020 04:00 - atualizado 22/09/2020 10:28

Nos novos discos, Gustavo Andrade apresenta canções autorais e clássicos internacionais(foto: Rodrigo Coelho/Divulgação)
Nos novos discos, Gustavo Andrade apresenta canções autorais e clássicos internacionais (foto: Rodrigo Coelho/Divulgação)
Para comemorar os 25 anos de carreira, o bluesman Gustavo Andrade está lançando nas plataformas digitais os álbuns O lado do bem e Studio sessions II. Independente, o primeiro traz 11 canções autorais e o segundo, que sai pelo selo carioca Sonora Music, apresenta 13 clássicos internacionais. Além do guitarrista, cantor e compositor, a Gustavo Andrade Blues Band é formada por seu irmão Luiz (bateria), Raphael Negromonte (baixo), Eric Assmar (slide guitar) e Jelber Oliveira (teclados).

O músico conta também com outro projeto ao lado do irmão Luiz, que é a banda Andrade Brothers & Friends. “Esse duo foi formado para acompanhar convidados nacionais e internacionais em shows por Minas Gerais e Brasil. Já acompanhamos Jimmy Burns, Guy King, Shirley King, Bex Marshall, JJ Jackson e Kenny Brown, entre outros”, orgulha-se Gustavo.

Ele conta que, durante a quarentena, como não havia shows, ele e o irmão resolveram gravar também o álbum Andrade Brothers & Friends. “O disco será lançado em outubro e traz as participações dos músicos Greg Wilson (Blues Etílicos), o guitarrista italiano Luca Giordano, Jimmy Burns (Chicago), Bauxita, Cristiano Crochemore, Eric Assmar, Tett Live (Los Angeles), David Tanganelli, Lancaster, Jefferson Gonçalves e Alex Rossi.”

Gustavo lembra que, embora ainda não tenha sido lançado, esse álbum já está disponível no YouTube em forma de vídeos colaborativos e também em áudio. “Ele será lançado oficialmente pela Sonora Music em todas as plataformas digitais. Foi tão legal essa experiência que resolvemos continuar e já estamos quase finalizando o volume II do projeto Andrade Brothers & Friends. O álbum também conta com artistas de peso, como o argentino Rafael Nasta, o mexicano Emíliano Juarez e o chileno Gonzalo Araya, entre outras feras do blues.”

O lado do bem é um disco de músicas autorais, cantadas português, e Studio sessions II tem repertório com releituras em parceria com amigos e nomes do blues nacional e internacional. “Os dois álbuns não se limitam a apenas um estilo, pois transitam por inúmeras referências como o blues, o rock, o pop, o soul, baladas e ritmos latinos”, revela Gustavo. Nos novos álbuns, o músico também mostra sua habilidade como multi-instrumentista e em algumas faixas toca todos os instrumentos, menos a bateria, que sempre é tocada pelo irmão.

PANDEMIA
O músico conta que andou meio parado com a produção de áudio e gravações por causa da quarentena. “Tinha gravado o último disco em 2019, mas foi um processo que vínhamos fazendo já há dois anos, que eram vídeos para o YouTube. Então, fiz uma compilação e lancei antes o Studio session I, que é um disco feito com algumas releituras que tocamos em nossos shows. Mas o pessoal vinha me cobrando, uma vez que sempre gravei em inglês, que lançasse um disco em português também. Foi por isso que produzi O lado do bem.”

Mas Gustavo ressalta que não queria fazer um disco de blues em português, porque achava que o mercado estava saturado. “Muita gente já fez isso e acho também que não combina tanto com o que fazemos. Gosto mais da música cantada em português, mas para soul, pop e samba-rock. Porém, consegui colocar alguns elementos do blues na guitarra, como algum fraseado e uma levada de bateria. Mas ele não é um álbum de blues propriamente dito.”

Segundo o artista,  o disco passeia por várias vertentes por causa das diversas influências que teve. “Meu pai escutava bossa nova, minha mãe MPB e meu irmão heavy metal e blues. Então, fiz uma mescla para fazer um disco inovador, não aquele do blues em português, que fica parecendo uma caricatura, mas do norte-americano. Tentamos fazer algo diferente. O lado do bem é um disco autoral e o Studio sessions II é a continuação do projeto que fizemos para o YouTube, que eram as releituras que gostávamos de mostrar em nossos shows”, detalha.
(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)

CARREIRA 
Gustavo é destaque no cenário blues no Brasil, já tendo tocado com Pepeu Gomes, Cláudio Venturini, J. J. Jackson, Luca Giordano e Jimmy Burns, entre outros. Também já excursionou por Uruguai, Argentina, Estados Unidos e Itália. Antes, já havia lançado os álbuns Feeling alright (2008), Playin' my blues (2014), Explosion blues(2017) e Studio sessions I (2019).

O LADO DO BEM
 Gustavo Andrade Blues Band
Disco independente
11 faixas
Disponível nas plataformas digitais

STUDIO SESSIONS II
Gustavo Andrade Blues Band
Sonora Music
13 faixas
Disponível nas plataformas digitais


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)