(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CULT...

Bloco Volta Belchior e Bloco da Esquina se encontram pela primeira vez

Show na Catavento Cultural será neste domingo (22) e o repertório conta com clássicos do cantor cearense e dos mineiros de Santa Tereza


postado em 21/12/2019 04:00

(foto: TV Brasil/Divulgação)
(foto: TV Brasil/Divulgação)

VOLTA BELCHIOR
BLOCO DA ESQUINA

Neste domingo (22), o Bloco da Esquina e Volta Belchior se encontram pela primeira vez durante show na Catavento Cultural (Rua Ozanan, 711, Ipiranga), que começa a partir das 14h. Belchior (foto) é da mesma geração dos músicos do Clube da Esquina e, assim como os mineiros, usou da música para espalhar suas poesias. O que os distanciou foram os quilômetros que separam Sobral (CE) do Belo Horizonte (MG) quando começaram suas carreiras artísticas. Mas a poesia costurou a relação de Belchior e os mineiros, através de Carlos Drummond de Andrade. Enquanto a obra do escritor itabirano foi gravada por músicos de Santa Tereza, o cearense produziu um disco duplo musicando poesias daquele que considerava o maior poeta do mundo. E também foi nas ruas do Bairro Santa Tereza que nasceram o Bloco da Esquina e o Volta Belchior. No repertório, clássicos do Clube da Esquina e de Belchior. Ingressos a R$ 20 no Sympla pelo link https://bit.ly/2sFUCtY.

OFICINAS
CCBB

O programa CCBB Educativo Lugar de Criação (Praça da Liberdade, 450, Funcionários) promove neste sábado (21) e domingo (22), das 11h às 15h, diversas oficinas, entre elas a Desde pequeno – Oficina de historietas malucas e Eu faço meu brinquedo. Em dezembro, o Lugar de Criação também conta com oficinas que dialogam com a exposição Man Ray em Paris. Entrada franca. Informações e inscrições: (31) 3431-9400.

DIAMANTINA
PROGRAMAÇÃO MUSICAL 

A cidade de Diamantina encerra neste fim de semana as comemorações dos 20 anos da conquista do título da Unesco de patrimônio cultural da humanidade, exaltando a força da sua musicalidade. Hoje (21) à tarde, haverá cortejo de grupos culturais pelas ruas e becos do Centro Histórico e, à noite, na charmosa Rua da Quitanda, uma vesperata especial que reunirá músicos e maestros que protagonizaram o espetáculo desde o lançamento da campanha pelo título internacional, em agosto de 1997. No domingo (22), a partir das 11h, a programação de encerramento contempla diversas atividades no Mercado Velho, com shows variados.

(foto: Lais Aranha/Divulgação)
(foto: Lais Aranha/Divulgação)

LABAQ
SHOW

Promessa da cena indie brasileira, a cantora, compositora e multi-instrumentista paulista Labaq (Larissa Baq/foto) se apresenta neste sábado (21), às 20h, no espaço Do Ar (Rua Amoroso Costa, 32, Santa Lúcia). A artista se iniciou na música aos 12 anos. Autodidata, estudou violão e guitarra e trompete. No palco, Labaq se apresenta acompanhada de máquinas que a fazem flutuar, luzes e projeções.  Lux, seu segundo álbum, é considerado experimental, entre eletrônico e acústico, além de falar dos incômodos que sentimos todos os dias. Ingressos: R$ 15 (antecipado) pelo Sympla. Informações: (31) 97183-8712.

OVER NEIL YOUNG
ACÚSTICO

A banda Over Neil Young faz show acústico neste sábado (21), às 15h, no Espaço Artéza – Rua Cuiabá, 302, Prado. O grupo presta uma livre homenagem à trajetória do músico canadense, ícone da música universal. Fãs do artista desde a adolescência, os músicos sempre acompanharam com admiração a trajetória do cantor, compositor e instrumentista. Na formação da ONYC, Rick Bolina (vocal, violão e gaita), Thiago Diniz (vocal e violão) e Márcio Diniz (vocal e violão). Entrada franca. Informações: (31) 99194-8968.

MARACATU
SEMENTES DE IROKO

O projeto Sementes de Iroko promove um arrasto neste sábado (21), às 9h30, na Escola Municipal Edith Pimenta da Veiga (Alameda Vargem Grande, 38, Barreiro). O desfile seguirá pela Região da Vila Pinho. Criado com o objetivo de manutenção do grupo de maracatu de baque virado Bombos de Iroko – Meu Baque é de Luta, o projeto promove oficinas voltadas para a formação e aprimoramento artístico e técnico dos brincantes, que frequentam aulas semanais. Os alunos aprendem sobre a história, tipos de toques e dança dos maracatus. Informações (31) 98258-9300.
(foto: FAVELA HACKLAB/DIVULGAÇÃO)
(foto: FAVELA HACKLAB/DIVULGAÇÃO)

FAVELA HACKLAB
EXPOSIÇÃO

O Alto Vera Cruz recebe neste sábado (21) e domingo (22) a Mostra de Resultado das Oficinas do Projeto Favela Hacklab, uma parceria entre o projeto Gambiologia e a Associação Arebeldia, ONG fundada há 10 anos pelo músico Flávio Renegado. A programação, que integra a Kizomba da Vera, celebração anual organizada pela Arebeldia no Alto Vera Cruz, será das 10h às 18h nos dois dias, na Rua Fernão Dias, 3.313, sede do Projeto Sementes do Futuro. Crianças, jovens e mulheres que participaram do Favela Hacklab ao longo de todo o ano apresentarão para a comunidade o que aprenderam durante as aulas que envolveram “gambiologia”, design, eletrônica, reciclagem, costura criativa, elétrica e marcenaria (foto). A programação contará ainda com promoção de faixa de judô dos alunos do projeto Geração Tatami, apresentação de palhaços, apresentação de capoeira com a Cia. Pernas Pro Ar, visita do Papai e Mamãe Noel e uma roda do Samba da Vera. Entrada franca.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)